terça-feira, junho 30, 2009

O Blog do Katano não esquece Farrah Fawcett!


Ofuscada pela morte de Michael Jackson, a morte de Farrah Fawcett passou praticamente despercebida ao Mundo mas o Blog do Katano não esquece uma figura que preencheu o imaginário de muita juventude por esse Mundo fora nos anos 70 e 80!

Várias vezes candidata a Emmys e Globos de Ouro, embora não tenha ganho nenhum, a actriz notabilizou-se pela participação na série clássica "Os Anjos de Charlie". Outro feito foi o record de vendas que o seu poster (aquele ali em cima) publicado na revista Life em 1976, se tornou o poster mais vendido de todos os tempos com um total de 12 milhões de cópias.

A actriz passou os últimos 3 anos da sua vida a lutar contra um cancro no intestino, tendo filmado os últimos 2 anos da sua luta com uma camcorder e com a ajuda de uma amiga. Deixou contudo a imagem de uma mulher corajosa e determinada, numa história com um final infeliz.

Farrah Fawcett vai hoje a enterrar numa cerimónia certamente discreta e em local que a família não quis revelar.

Foto: Wikipedia

Portugal vai (finalmente!) criar sistema de alerta de rapto de menores

O nosso Ministro da Justiça, Alberto Costa, anunciou ontem a assinatura de um protocolo que visa a criação e implementação de um sistema de alerta rápido de raptos de menores, um ano depois de ter assinado um acordo com vários países da Europa para a criação de um sistema de alerta que idealmente irá incluir os 27 países-membros. Este sistema, que já é usado a nível nacional por alguns países, é uma adaptação do sistema AMBER aplicado na América do Norte.

Este tipo de sistema prevê o compromisso de entidades públicas e privadas em situação de rapto de menores no sentido da divulgação, mal o sistema seja activado pelo Procurador Geral da República, de informações sobre os menores raptados em toda os meios de comunicação social, Internet, SMS, e painéis de auto-estradas.

Eu próprio tive a ocasião de testemunhar a eficácia de um sistema idêntico, implementado em França, aquando da minha estadia por lá há cerca de 2 anos. Mal foi dado o alerta de um rapto, a televisão e a rádio começaram a transmitir informações acerca da criança raptada e o que é certo é que o menor foi resgatado em menos de 24h. Este é um exemplo do que acontece por exemplo na televisão, quando a emissão é interrompida:


Sobre o sistema português, é um sistema que peca por tardio já que as tecnologias que o permitem estão há muito disponíveis e é também um sistema que contempla algumas restrições pois, só será lançado o alerta em condições "excepcionais": "rapto ou sequestro e não de um simples desaparecimento ou rapto parental; quando a integridade física ou a vida da vítima estiver em perigo; existir informação cuja difusão possa permitir a localização da vítima e/ou do suspeito; e a vítima for menor".

Sabendo a proverbial celeridade da nossa justiça e tendo em conta que, em caso de rapto, as primeiras 24h são decisivas, esperemos que a capacidade de decisão da Polícia Judiciária e do PGR não se tornem um perigo, maior do que o raptor, para a criança.

Um carregador único para todos os telemóveis

"Olha, por acaso não tens aí um carregador Nokia?" (voz de pânico). Quantas e quantas vezes não assistimos ou colocámos nós próprios esta questão a alguém? Um esquecimento inoportuno e lá nos arriscávamos a ficar incontactáveis ou, na melhor das hipóteses, a ir à loja mais próxima comprar (mais) um carregador. Pois bem, parece que alguém decidiu salvar os cidadãos desta provação.

Já no início do ano, no Mobile World Congress, os maiores fabricantes de telemóveis (excepto a Apple no que se refere ao iPhone) se tinham reunido e, provavelmente entre dois cafés, alguém terá sugerido "Eh pá, acabei de ter uma ideia genial que é a seguinte: e se fizéssemos um carregador idêntico para todos os telemóveis?". Daí a alguém ter sugerido o emprego de carregadores com ligação micro-USB foi um saltinho.

Agora, foi a vez da Comissão Europeia anunciar, no seguimento da recomendação anterior, o desenvolvimento de um carregador universal para ser lançado já no próximo ano. A dificuldade, segundo fontes da C.E. está em conseguir desenvolver um dispositivo que seja compatível com todos os dispositivos de 1,5 a 100 Watts.

O melhor de tudo? O meu telemóvel tem uma entrada micro-usb!

Foto: CNET

segunda-feira, junho 29, 2009

Bonsais do Katano III - Workshop

O Workshop de Bonsai, que eu anteriormente aqui tinha referido, foi muito interessante e instrutivo. Decorrendo num espaço muito agradável, no Estrela Zen da Covilhã, foi orientado por Márcio Meruje, do Kensho Bonsai Studio da Covilhã e sócio fundador do Clube Bonsai de Sintra, um verdadeiro mestre!

Durante cerca de 4h, falou-se de (e praticou-se) transplante, aramação e desfolhagem e de cuidados básicos a ter com um bonsai.


Um bonsai que, palavra de honra, devia ter à vontade umas 50.000 folhas! Pelo menos foi o que pareceu durante o cumprimento da árdua missão de cortar cada uma delas.


Obras de arte do Márcio:




sexta-feira, junho 26, 2009

Ele não estava já cadavérico há muito tempo?

"Acho que o nariz deve ter rejeitado o corpo". Foi com esta frase lacónica que o diligente funcionário que me serviu um café esta manhã comentou a grande notícia do dia, notícia essa que veio abafar completamente (e convenientemente para muitos) as notícias sobre a tensão social no Irão, a nacionalização "à la Hugo Chavez" da TVI e o não menos "Chavista" exercício de democracia do acto eleitoral do Benfica.

Confesso que me sinto um bocado indiferente a esta notícia até porque o Michael Jackson já não era O Michael Jackson, rei da música Pop, há muitos anos mas sim uma espécie de fantasma (para além da metáfora) paranóico, hipocondríaco e obsessivo que não fazia mal a uma mosca... a não ser que estas fossem de tenra idade.

Na sua carreira, Michael Jackson deixou um registo impressionante de feitos: record do Guiness de Entertainer mais bem sucedido de todos os tempos (entre muitos outros), 13 Grammys, 13 singles nº de vendas e mais de 750 milhões de discos vendidos em todo o Mundo (a vantagem de ter chegado ao top antes do E-Mule, Kazaa e dos Torrents).

Do seu legado fica também a divulgação e celebrização do Moonwalk:



...que apesar de tudo, ao contrário do que muita gente pensa não foi inventado por ele pois o primeiro registo data de 1955,


assim como a reinvenção do conceito de vídeo clip musical, parte implícita do sucesso dos seus temas, com uma espectacularidade inédita. Neste aspecto o meu favorito é o vídeo clip "Black and White".

Links relacionados:

Fotografia: Muito Pop

Se for ao Multibanco, leve um marcador...

Nem só o Blog do Katano presta verdadeiro Serviço Público. Na foto acima é possível constatar quem um bom samaritano fez questão de grafar as correcções que achou necessárias para a boa utilização do terminal Multibanco, cujo teclado foi aparentemente reorganizado de uma forma bastante original.

Fica porém a dúvida sobre a autoria do desarranjo numérico do teclado. Terá sido um indivíduo pleno de malícia, disposto a complicar a vida aos utilizadores que se lhe seguiram ou terá sido simplesmente uma tentativa bem intencionada de reorganizar a ordem dos números, praticada por alguém que, possivelmente, até tinha acabado de tirar boa nota nos Exames Nacionais de Matemática?

Fica a dúvida e este excelente apontamento obtido ali no Fail Blog.

quinta-feira, junho 25, 2009

Canal boliviano enganado pelas supostas fotos do voo 447 da Air France


Irreal mas verdade! O canal boliviano privado de televisão PAT também acreditou, à semelhança de muita gente, que as fotos que circulavam via e-mail, obtidas do trailer da 1ª temporada da série Lost, tinham efectivamente sido recuperadas dos destroços do voo 447 da Air France que se despenhou na madrugada de 1 de Junho último.

É incrível constatar o ponto a que a jornalista chega, analisando as fotos (ao fim e ao cabo limita-se a ler o e-mail) e referindo que o cartão de memória foi encontrado numa SERRA (deve ter sido levado pelo vento ou por uma gaivota migratória ou, às tantas, está toda a gente à procura das caixas negras no local errado).

Entretanto, descoberto o equívoco, a PAT apressou-se a pedir desculpa mas irremediavelmente, este momento de televisão vai direitinho para a galeria dos momentos mais ridículos de sempre.

quarta-feira, junho 24, 2009

Turismo em Portugal - III

Agora que me entusiasmei, só partilhar mais uma pérola...
Em Campo Maior, as antigas muralhas têm uma utilidade bem clara; dá-se uma pintura, põe-se uma porta, móveis lá para dentro e uma família feliz!

E onde há uma muralha... Há um belo estendal! (Já diziam os nossos antepassados...)

Turismo em Portugal - II

Mas Caetano, não é só no Minho que os espaços são criteriosamente aproveitados.
A caminho do norte de Portugal, não podem deixar de parar em Trancoso, para verem a "Muralha da Roupa Branca (e azul, e cor de rosa...)":

Turismo em Portugal - I

Este Verão não perca a oportunidade de visitar os invulgares estendais medievais de Lapela, aldeia alto-minhota do concelho de Monção, onde a aura histórica do local se dissolve em inebriantes aromas de Tide e Omo.

terça-feira, junho 23, 2009

Obra literária de vulto

Da co-autoria da São Rosas, Raim e Gotinha, o diciOrdinário IlusTarado é uma obra literária de vulto que vem preencher uma lacuna na cultura portuguesa e desmistificar corajosamente certos conceitos que os clássicos dicionários (pouco ilustarados, diga-se) persistiam em subverter.

É pois uma obra obrigatória, que fica bem em qualquer estante, utiliza uma linguagem simples intercalada com ilustrações de alta categoria e, diga-se de passagem, bastante explícitas.

Quem quiser finalmente saber o que significam palavras como "apitadela" e "vergasta" ou expressões como "falar pelos cotovelos", "um bico de dois paus", ou pretender simplesmente ter na estante da sua biblioteca a obra mais polémica desde os Versículos pouco católicos de Salman Rushdie, o diciOrdinário é uma obra obrigatória!

O diciOrdinário estará à venda a partir de dia 3 de Julho mas pode ser comprado antecipadamente nesta página.


Visita a página do «DiciOrdinário»

Parabéns Sete_Luas!

Quando publiquei a nova música oficial de parabenização do Blog do Katano, já estava mesmo à espera que, subitamente, começasse toda a gente a festejar o seu aniversário só para ouvir esta verdadeira ode musicada.

Pelos vistos, não demorou muito tempo e já temos aí a Sete Luas a festejar o seu 18º aniversário (cof! cof!). Para ela, um sincero e comovido voto de parabenização com amizade sincera.










Um grande beijinho!

segunda-feira, junho 22, 2009

Imigrantes vs Portugueses

"Portugueses a lavar o chão? Os portugueses nem as mãos lavam, quanto mais o chão! Os portugueses só lavariam o chão se enchessem a boca de lixívia. Estão sempre a cuspir para o chão!"

Sketch humorístico da série "Contemporâneos" que retratava um hipotético futuro próximo no qual os imigrantes teriam sido expulsos e Vassili, o último imigrante em Portugal, acumulava todas as tarefas eram asseguradas pelos imigrantes (limpezas, clínica dentária, construção civil, prostituição, etc...).

domingo, junho 21, 2009

Bonsais do Katano II

Depois de em Abril ter envasado os meus candidatos a Bonsais, hoje, passados 2 meses, eles já estão com um aspecto substancialmente diferente. Destaco aqui o ficus que aliás, pelo pouco que pude para já experimentar, é uma planta excelente para a iniciação nesta arte por ser fácil de manter e de moldar.

Depois de alguns cortes cirúrgicos e de aramagem para moldar a forma dos ramos, isto aliado a um interessante crescimento sustentado com umas doses de vitaminas, aqui está o seu aspecto actual, comparado com o aspecto que tinha em Abril.

21 de Junho


15 de Abril

Agora, definida uma forma base, vou limitar o crescimento dos novos rebentos para manter a copa dentro de um certo limite, de modo a estimular o aumento do número de folhas que, quanto mais forem, menores serão, dando por isso um aspecto mais "árvore" ao ficus.

Já agora, e porque não é demais lembrá-lo, é já no próximo Sábado que se realiza o Workshop de trabalho com Bonsais na Covilhã:

sábado, junho 20, 2009

Super Barack Obama


O efeito Obama continua em grande agora com este vídeo produzido pelo site Jib Jab, um site de postais electrónicos personalizáveis e que permite enviar postais animados com o nosso próprio rosto. Bonito...

Ironia do destino...

Uma mulher que escapou ao acidente do Voo 447 da Air France por ter perdido o avião, acabou por perder a vida, pouco mais de uma semana depois, num acidente de viação.

Johanna e Kurt Ganthaler, ambos de nacionalidade italiana e casados, tinham estado no Brasil e planeavam embarcar no fatídico Voo 447 para regressar à Europa mas acabaram, felizmente, por perder o voo tendo tido de regressar noutro avião. Infelizmente a sorte de Johanna foi apenas provisória pois cerca de uma semana depois acabou por perder a vida num acidente de viação, tendo o seu marido ficado gravemente ferido.

Este é um incidente que parece ter sido tirado do enredo da série de filmes de terror "Destino Final" nos quais a história gira à volta de um grupo de pessoas salvas da morte por acaso, que começam depois a morrer sem explicação.

Outros links relacionados:

Parabéns Bruno

Graças ao inestimável contributo da Sãozinha, iniciamos aqui oficialmente uma nova era de parabenização aos nossos membros/colaboradores começando pelo Bruno.

Bruno aqui fica só para ti, o hino oficial de parabenização do Blog do Katano. Vale a pena aguardar o carregamento. (Convém é carregar no botão "Play") :D



Clicar aqui para ouvir a sublime ode musicada de parabenização oficial do Blog do Katano

sexta-feira, junho 19, 2009

As supostas fotos do acidente do Air France 447



Nos últimos dias vieram parar à minha caixa de correio alguns e-mails sensacionalistas dos quais eu destaco o último que, alegadamente, revelava ao Mundo duas fotografias obtidas de um cartão de memória danificado recuperado dos destroços do Airbus 330, do vôo 447 da Air France que se despenhou no Atlântico na noite de 31 de Maio para 1 de Junho últimos.

Na verdade, este e-mail é a tentativa de recriar um mito urbano de 2006 segundo o qual essas fotos teriam sido obtidas no interior do voo 1907 da Gol Airlines após a colisão com outro avião.

Esta nova versão, contudo, apresenta algumas incongruências nomeadamente ao sugerir que o fotógrafo estaria de pé quando tirou as fotos, sem ter em conta a turbulência e a violenta descompressão que teriam atirado o indivíduo para fora do avião.

Este é um caso notável de um hoax/Spam que já anteriormente aqui abordei e que se destina a aproveitar o sensacionalismo implícito da mensagem para se propagar pela web e, ao mesmo tempo, recolher endereços de e-mail que fatalmente irão chegar às mãos de indivíduos que compilam então esses endereços em listas para obterem lucro. O pior é que as pessoas continuam a fazer reencaminhamentos em massa sem sequer terem o cuidado de colocar TODOS os endereços de destinatário no campo BCC ou CCO (inglês e português respectivamente).

Quanto às fotos deste e-mail elas foram extraídas do trailer da 1ª temporada da série Lost conforme se pode ver no vídeo que se segue.




Outro e-mail sobre o voo 447 propaga Trojan

Tem também vindo a circular um outro e-mail que apresenta alegadamente um vídeo obtido no interior do Air France 447 durante o acidente e é também ele o reaproveitamento de um e-mail mais antigo também ele sobre um acidente de avião.

Neste e-mail os leitores são induzidos a clicar sobre um link que, supostamente, lhes permitirá ver o dito vídeo mas que, na verdade, irá infectar o seu computador com um Cavalo de Tróia Banker.Win32. Banbra!IK (emitido inicialmente a partir de um endereço IP na América Central).

Já sabem, caso recebam um e-mail sensacionalista que promete fazer de vocês a estrela heróica e solidária da companhia, apaguem-no pura e simplesmente. Aí sim estarão a ser verdadeiramente úteis ao Mundo.


Links de referencia:

quinta-feira, junho 18, 2009

Obama o implacável

Definitivamente, os altos políticos estado-unidenses têm algo contra as moscas. Depois de, durante a campanha para as presidenciais, a candidata a vice-presidente Sarah Palin ter feito das moscas da fruta o alvo crítico de um dos seus discursos (com o impacto que já se conhece), desta vez foi o próprio Presidente Barak Obama quem sem rodeios e perante o Mundo inteiro executou uma mosca durante uma entrevista.

Sinceramente estou indeciso entre escolher entre este acto de "insecticídio" e a entrevista de José Sócrates como momento televisivo do dia...

Valorização televisiva

Regras que mudam conforme a disposição dos apresentadores, um concurso sem qualquer conteúdo, uma Diana Chaves que está ali apenas para aproveitamento da sua imagem,... o programa "Salve-se quem puder" é um programa intelectualmente raso cujos momentos altos são as piadas do Marco Horácio, esse verdadeiro terror dos vampiros.

A maior realização deste programa foi o facto de ter finalmente feito com que o "Tá a Gravar" parecesse um programa interessante...

quarta-feira, junho 17, 2009

Estamos de volta!

Após alguns dias de ausência forçada tenho finalmente a oportunidade de voltar a escrever mais umas linhas e de responder aos comentários que entretanto foram dando entrada e que eu muito agradeço.

Por aqui os últimos dias foram dedicados a um projecto de investigação sobre Computação Baseada em Proteínas que me levou a ter um verdadeiro curso intensivo caseiro de biologia celular e bioquímica para conseguir construir uma apresentação minimamente coerente.


Esse objectivo foi conseguido embora, à custa disso, o stock caseiro de cafeína tenha atingido níveis mínimos históricos.


"We're out of coffee" - Aeroplano


Breaking News do Katano: Encontrámos o Eurodeputado Vital Moreira!

Praticamente sem dar tempo para nos ambientarmos de novo (embora por pouco tempo) com um ritmo vagamente, digamos assim, normal, chegou à redação do Blog um instantâneo insólito que vem responder a uma questão que me importunava desde o final das eleições europeias: afinal onde é que andava o Eurodeputado Vital Moreira?


sábado, junho 13, 2009

All Stars 09: Prémio para o non-sense

"E agora dois grandes cantores para substituir Hagi e Fernando Gomes: Craig David e Tony Carreira!"

Comentário proferido pelo comentador da SIC do jogo de beneficiência All Stars 09 e que depois relatou com entusiasmo e adoração cada tropeção de Tony Carreira.

Sabendo que o Tony é conhecido internacionalmente até no México, fica a questão: quem é esse tal de Craig David??

sexta-feira, junho 12, 2009

A crise chega a todos...

... que o digam estes três indivíduos surpreendidos em plena área verde do centro de Marialva, aqui há uns tempos atrás, após terem ponderado instalar o seu centro de merendagem mesmo em frente a um restaurante local (tão em frente que quase dava para usar os guardanapos do dito estabelecimento para procederem à remoção dos resíduos de atum dos cantos da boca).


Nota da Redacção: O título inicialmente previsto para esta posta era algo como "Tuguismo de Qualidade" mas a Junta Directiva entendeu por bem não comprometer os protagonistas do instantâneo.

quinta-feira, junho 11, 2009

Festival Gastronómico dos Sabores da Cereja

No seguimento do artigo anterior, fica também aqui a dica para os interessados em experimentar as novidades gastronómicas relacionadas com a cereja e que até 6 de Julho vão estar à disposição nos restaurantes aderentes ao Festival Gastronómico "Fundão, Aqui Come-se Bem - Sabores da Cereja", organizado pela empresa municipal Fundão Turismo.

Para abrir o apetite, aqui ficam as propostas do restaurante "Oficial" do Blog do Katano, o Restaurante "As Tílias", assim como do "Pipo" na vizinha aldeia de Souto da Casa


As Tílias

Entrada
Vol-au-vent com cogumelos selvagens e cerejas
Prato Principal
Peito de frango recheado com cerejas
Sobremesa
Gelado de cereja com menta

Menu completo - oferta de 1 jarrinho de sangria


O Pipo

Entrada
Tostinhas de presunto com cereja
Salada
Prato Principal
Lulas grelhadas com molho cereja
Bacalhau à casa com cerejas
Lombinhos com castanha e cereja
Secretos grelhados com cerejas salteadas
Maranho de porco com cereja e esparregado
Cabrito assado no forno com cerejas e batatinhas à padeiro
Sobremesa
Crepes recheados com calda de cereja
Profiteroles com calda de cereja
Leite creme caseiro com cereja

Cereja do Fundão em destaque


A cereja do Fundão, reconhecidamente a melhor cereja de Portugal, vai estar em plano de destaque a partir de hoje e até ao próximo dia 14 no Festival da Cereja de Alcongosta. A aldeia vai encher-se de tasquinhas vendendo deliciosos licores, doces e compotas de cereja, isto com a temática da cestaria (a grande tradição da aldeia) sempre presente.

Infelizmente o evento deste ano fica marcado pela trágica morte de um jovem local, facto que levou ao cancelamento do primeiro dia da festa.

Para os interessados, aqui fica o programa do evento:

11 de Junho
11h00 Arruada com o Grupo de Bombos de Alcongosta
Durante toda a tarde - Animação de rua
Associação de Acordeonistas da Beira Baixa
Grupo de Bombos e Cantares de Rancho de Alpedrinha
Tuna da UBI
16h00 Show de acrobacia aérea - Team Aerobática

Concerto:
21h30 Grupo de Cantares Senhora do Mosteiro

12 de Junho
Durante toda a tarde - Animação de rua
Arruada com Bombos de Alcongosta
Grupo de Bombos e gaite de foles - Velha Gaiteira
Grupo do Souto da Casa
Grupo de Bombos do Castelejo
Ovelha Negra ( Ocaia)

Concerto:
22h00 Sebastião Antunes Trio

13 de Junho
Drante toda a tarde - Animação de rua
Grupo Etnográfico Esparteiros das Mouriscas
Grupo de Bombos do Barco
Tok'Avakalhar
Tuna C.Branco
Fanfarra Kaustika
Fanfarra Sacabuxa
1º Encontro de Painball

Concerto:
22h00 Kumpanhia Algazarra

14 de Junho
Durante toda a tarde - Animação de rua
Pífaros do Álvaro
Grupo de Bombos de Alcongosta
Grupo de bombos do Alcaide
Copituna Oppidanda
Grupo de Bombos das Donas

Quem quiser saber mais e ver à posteriori as imagens e reacções à festa da cereja deverá visitar obrigatoriamente o Pedaços de Alcongosta.

terça-feira, junho 09, 2009

Perdidos no Alentejo - parte II

Continuando a mui nobre missão, aqui ficam mais alguns instantâneos.
Só para dar aqui uma pequena nota, existe uma justificação muito forte para a abstenção do passado domingo: entre um profeta da palavra do Katano, que irradiava magia em todas as praças, e uma Junta de Freguesia com mesas de voto, para decidir o destino da Europa, "esse país lá de longe". o que acham que os nossos queridos alentejanos escolheram, hein?...



Palácio Ducal, antiga residência dos Duques de Bragança, em Vila Viçosa, a sua construção inciou-se em 1501 e terminou já no século XVIII. D. Manuel II, último rei de Portugal, na ausência de descendentes, deixou em testamento todo todo o recheio do Palácio para a Fundação de Bragança. O interior deste monumento possui peças únicas dos últimos reis de Portugal, como quadros pintados por D. Carlos e obras de literatura e livros de Estado que ainda se encontram no escritório real, que ainda hoje se mantém com a disposição original

Fortaleza de Alandroal, mandada construir por D. Dinis, tendo sido concluida em 1298

Aqueduto da Amoreira, em Elvas. A sua construção inicou-se no inicio do séc. XVI mas só terminou em 1620, com sucessivos atrasos, tendo passado por vários reinados.

Aspecto parcial da Fortaleza de Elvas

De seguida, seguem algumas postas sobre o local fantástico e completamente esquecido de Juromenha e sobre a cidade espanhola de Mérida (sobretudo uma perspectiva da cidade com chuva!...), para onde se seguiu a peregrinação.

Perdidos no Alentejo - parte I

Durante os últimos dias, elementos do Blog do Katano estiveram por terras alentejanas, com a missão de divulgar o Blog pelas planicies, pelos montes mais altos, chegando aos recantos mais escondidos, às aldeias mais esquecidas, não deixando nenhum reformado no banco de jardim para trás. Começando pela Chamusca, passámos por Montemor o Novo, Évora, Arraiolos, Evoramonte, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal, Juromenha, Elvas, Campo Maior, Monforte, Torre de Palma, Alter do Chão, Alter Pedroso, Crato e Flor da Rosa. Todos os habitantes destas aldeias já possuem hoje ligação à internet, são leitores assíduos deste blog e até já usam uma t-shirt para levar à missa de domingo com a cara do profeta Katano!
Enquanto se proclamava a sua palavra, houve tempo (muito pouco) para registar alguns locais, que aqui partilhamos.

Aspecto parcial da muralha de Montemor-o-Novo (reza a História que, em 1496, durante os Conselhos Gerais que ali se realizaram, D. Manuel I tomou a decisão de mandar "construir" o caminho maritimo para a India)



Claustros da Sé Catedral de Évora (maior catedral medieval do país, construída entre 1186 e os primeiros anos do séc. XIII)



Capela dos Ossos (encontram-se aqui ossos de cerca de 5000 pessoas!)


Aspecto parcial da muralha de Evoramonte, localidade que foi palco da assinatura do tratado (Convenção de Evoramonte) que pôs fim, em 1834, à Guerra Civil (entre liberais e absolutistas)


Torre/Paço Ducal de Evoramonte (reconstituído entre 1934 e 1986)

9 de Junho - Dia do Concelho do Fundão

O dia de hoje, dedicado à comemoração dos 262 anos do concelho do Fundão, promete ser animado por várias inaugurações de equipamentos e infra-estruturas que vão sem dúvida constituir mais-valias para a qualidade de vida dos fundanenses.

Assim o plano para hoje inclui:

Inauguração do Casino Fundanense, Arquivo Municipal e Museu da Imprensa;
Lançamento da Rede de Tranportes Urbanos Ecológicos do Fundão;
Inauguração do Museu da Moagem - "Museu do Centeio - Centro de Interpretação";
Lançamento da primeira pedra da variante das Tílias;

O "programa das festas" pode ser consultado na íntegra no site da Câmara Municipal do Fundão

segunda-feira, junho 08, 2009

Europeias 2009: Vitória da Abstenção


O apuramento dos resultados das eleições para o Parlamento Europeu acabou por ser mais animado do que o previsto pois, pela primeira vez desde há muito tempo, houve um partido que efectivamente assumiu a derrota nos resultados: o Partido Socialista. Tratou-se de uma atitude arrojada que me surpreendeu em absoluto. Aliás, a própria campanha do PS foi toda ela uma surpresa pois, até este momento, continuo sem saber com o que é que se parece o Cabeça de Lista que os socialistas escolheram para mais este duro "combate eleitoral".

Permitam-me só um aparte acerca da expressão "combate eleitoral" que é uma expressão que eu aprecio particularmente. Em primeiro lugar acho fascinante o emprego recorrente da expressão "combate eleitoral" no contexto de eleições, visando deixar no ar uma ideia de lutador heróico e destemido que, tal como a voz dos nossos egrégios avós, vai guiar-nos à vitória. Olhando contudo ao "combate" que os candidatos realizam efectivamente, entre o percorrer corajosamente o país de lés-a-lés, de modo a estimular o sector de comercialização de combustíveis e o sector de produção de brindes publicitários, e o sentar-se corajosamente frente aos tirânicos pratos de feijoada e petiscos associados, acho que o acto de maior coragem será mesmo o beijar das senhoras que efectuam a venda a retalho de pescado e outros frescos de origem aquática. Não consigo pois expulsar esta ideia incómoda que ver um candidato empregar o termo "combate eleitoral" é como ver Teletubby vestir uma armadura.

Bom, como eu dizia antes desta curta dissertação, continuo sem saber com o que é que se parece o Cabeça de Lista do Partido Socialista. Em primeiro lugar porque, confesso, não estive muito atento aos primeiros cartazes e outdoors do PS e, curiosamente, os subsequentes apenas continham fotografias de outras pessoas para no final apenas apresentarem texto (provavelmente uma clara afirmação de confiança na política de educação do Governo). Em segundo lugar porque, após um visionamento mais atento da parte final da campanha, fiquei ainda mais na dúvida. Dias houve em que eu poderia jurar que o senhor era alguém extremamente parecido com um antigo cantor e que fazia do abundante uso de laca Sunsilk um hábito predominante. Contudo, noutros dias, fiquei com a ideia que era um indivíduo extremamente parecido com o nosso Primeiro Ministro, o Sr. Eng. José Sócrates, que falava como o nosso Primeiro Ministro, o Sr. Eng. José Sócrates, e que - imagine-se! - até usava e abusava da ironia pincelada de cinismo do nosso Primeiro Ministro, o Sr. Eng. José Sócrates! Um nunca acabar de emoções, portanto, este comportamento do PS nas Europeias 2009...

Do lado do PSD clamou-se vitória e com alguma razão afinal obtiveram menos votos que nas eleições anteriores, quando concorreram coligados com o CDS-PP, e praticamente o mesmo número que em 1999, ambos actos eleitorais em que foram sumariamente derrotados, mas ainda assim elegeram mais deputados que qualquer outro partido. Na sede do PSD, num discurso que a JSD parecia querer boicotar ao querer mostrar uma encenação de um certo sketch dos Gato Fedorento, Rangel atribuiu o protagonismo da vitória a Manuela Ferreira Leite. Se pensarmos que à Dra. Ferreira Leite bastou apenas passear ao lado do Cabeça de Lista do seu partido, limitando-se a sorrir e a acenar, para obter praticamente os mesmos resultados de sempre do PSD nas Europeias, então talvez essa dedicatória não seja descabida.

De resto quero apenas deixar aqui uma palavra de admiração pelo PNR Tratando-se de um partido tradicionalmente vencedor se omitirmos o facto de estarmos a avaliar a lista de resultados ao contrário, o PNR arrancou para esta campanha com uma arrojada operação de cosmética substituindo o epíteto de "Nacionalistas" por um devastador "Soberanistas", procurando sem dúvida surpreender e deixar confuso o eleitorado que estava convencido que, para aderir à militância no PNR, era necessário passar previamente pelas mãos hábeis de um cabeleireiro com insectofobia. Prosseguindo uma linha coerente com a sua oposição à integração na UE, o PNR alcançou pois uma grande vitória ao garantir que não vai participar desse atentado à soberania lusa que é o Parlamento Europeu.

(Obrigado Sãozinha!!)

A verdadeira vitória destas eleições cabe contudo à Abstenção que obteve um resultado esmagador de 63%. Pode-se dissertar amplamente sobre as causas da abstenção: desencanto com a política portuguesa, eternização das mesmas figuras políticas, necessidade de incutir espírito de mobilização ou até mesmo necessidade de não fazer coincidir actos eleitorais com fins-de-semana ensolarados. Tenho para mim que a abstenção é a mais pura manifestação de irresponsabilidade democrática do Português que, usando desculpas fáceis, se acha legitimado para ficar em casa efectuando a fricção das suas micoses ou, em contrário, para aproveitar esta oportunidade de compensar uma até aqui fraca produção de Vitamina D por défice de exposição solar ou para ir mostrar o seu novo guarda-roupa ao centro comercial mais próximo.

Perdoai-lhes Capitães pois eles não sabem o que custou...

domingo, junho 07, 2009

Divulgação: Fundão Poético

Do Museu da Poesia recebemos o pedido de divulgação desta iniciativa:


Nuno Miguel Henriques, diseur com 22 anos de experiência a interpretar palavras de poetas portugueses, vai este ano 2009, homenagear da forma mais singela que existe, o poeta Luís Vaz de Camões, interpretando-o para o público.

Uns gostam outros não. Mas Portugal é sem dúvida um país de Poetas e grande Poeta é o Povo, para quem é feito o evento “Fundão Poético”, que conjuga a palavra escrita com a arte de dizer. Reúne textos dos mais conceituados poetas portugueses, da Cova da Beira e concelho de Fundão.

Dos mais eruditos aos mais populares, numa interpretação dinâmica com imagens e sons que ilustram a poesia, que é elaborada de coisas simples como o tecer num tear rústico e antigo das nossas aldeias. E porque as palavras são como as cerejas, a poesia voa no tempo do espectáculo como um sopro fugaz e súbito de uma brisa que sussurra a uma árvore em plena Gardunha, ou como a Barca flutua nas águas gélidas do Zêzere.

“Fundão Poético” não é um recital de poesia, não é um espectáculo de teatro. É um encontro de várias artes de charneira que transformam a literatura e a poesia numa forma de viver, sentir e amar.

“Fundão Poético”, é um espectáculo para todos, ricos, pobres, iletrados, intelectuais, analfabetos, jovens e idosos.

«Fundão Poético» é poesia que se assume numa tela opaca e transparente como a seiva que debota numa lentidão atormentadora e serena, como a flor.

Nuno Miguel Henriques e o Teatro Azul - Companhia Profissional, interpretam este espectáculo de uma forma ora comovente, ora divertida, ora simplesmente poética.

Este espectáculo tem o Patrocínio da Câmara Municipal de Fundão, que viabiliza a concretização de levar a poesia a todos, como as cerejas numa terra que viu nascer Eugénio de Andrade.No dia 10 de Junho, Dia de Camões, a sessão especial será no Auditório da Moagem - Cidade das Artes e Engenho, pelas 21.30 horas, na cidade de Fundão.

Realizam-se igualmente espectáculos especiais no dia 9 de Junho, na vila histórica de Alpedrinha, no Teatro Clube, no dia 11 na Capela da Misericórdia da vila de Soalheira e no dia 13 na Igreja Matriz da Aldeia de Telhado.

As sessões são sempre pelas 21.30 horas e de acesso livre a toda a população.

sábado, junho 06, 2009

Home, o Mundo é a nossa casa
Números que dão que pensar


A RTP2 exibiu hoje o tão anunciado documentário "Home - O Mundo é a nossa casa", realizado por Yann Arthus-Bertrand, o qual tenta sensibilizar os espectadores para a urgência actual em mudar atitudes e mentalidades com vista à preservação do planeta que, por incúria e negligência, caminha para uma catástrofe ecológica.

Yann Arthus-Bertrand preside também à associação GoodPlanet.Org, associação sem fins lucrativos que ele próprio criou em 2005, com o objectivo de promover acções de sensibilização pública para a protecção ambiental e para contribuir com respostas concretas para a actual crise ecológica.

No final do documentário são enumerados alguns dados estatísticos que dão que pensar:

20% da população mundial consome 80% dos recursos disponíveis

Actualmente gasta-se 12 vezes mais em armas do que a ajudar países em desenvolvimento

5.000 pessoas morrem diariamente devido à poluição da água

1.000 milhões de pessoas não têm actualmente acesso a água potável

1 bilião de pessoas estão a morrer à fome

Mais de 50% dos cereais comercializados no mundo são usados para alimentar animais ou produzir bio-combustíveis

40% da terra arável está degradada

13 milhões de hectares de floresta desaparecem anualmente, isto é, uma área equivalente a 13 milhões de campos de futebol

1 em 4 mamiferos, 1 em 8 aves e 1 em 3 anfibios estão actualmente em risco de extinção.

3 quartos das zonas de pesca estão esgotadas, reduzidas ou correm esse risco

A temperatura média dos últimos 15 anos foi a mais alta de que há registo

A calota de gelo perdeu 40% da sua espessura nos últimos 40 anos

No ano de 2050 poderá haver no mínimo 200 milhões de refugiados devido às alterações climáticas

São certamente valores inquietantes e que merecem que cada um reflicta sobre as suas atitudes e sobre o que pode mudar para contribuir para a preservação do planeta. Às vezes bastam pequenos gestos e, já agora, alguma propaganda junto das pessoas mais próximas para esta causa.

Este documentário está disponível na íntegra no YouTube.

20º aniversário do Massacre de Tiananmen


Reportagem BBC, 4 de Junho de 1989

Em 1989, a queda de vários governos comunistas na Europa, sublinhados pela queda do Muro de Berlim, inspirou estudantes e intelectuais na China para, a 15 de Abril, na sequência do funeral de um activista pró-democracia, cerca de 1 milhão de chineses concentraram-se durante 7 semanas na Praça de Tiananmen chamando a atenção do Governo Chinês para a necessidade da implementação de medidas pró-democráticas de liberdade de imprensa e de expressão.

No final de 7 semanas, o Governo Chinês demonstrou o que achava da ideia de democracia e ordenou ao exército que pusesse termo à "insurreição" carregando sobre os manifestantes de Tiananmen. Ao todo, a Cruz Vermelha estima que tenham perdido a vida mais de 2.500 pessoas, contrariando fontes governamentais chinesas que referem pouco mais de 200 vítimas.

Na altura, ao assistir às noticias que diariamente chegavam da China pela comunicação social, cheguei a alimentar a esperança de que também aí viessem a ser implementadas reformas no sentido de pôr termo à Governação ditatorial imposta pelo regime comunista. Esta minha esperança era ainda mais legitimada pelo "mágico" final da década de 1980 no qual a Cortina de Ferro havia finalmente sido levantada permitindo o reencontro da Europa consigo própria. Infelizmente estava errado.

No 20º aniversário do "Incidente de Tiananmen" o Governo Chinês mostrou que as reformas democráticas estão ainda longe ao interditar vários sites de redes sociais de modo a, certamente, evitar ideias perniciosas e prejudiciais à moral do povo.


A imagem que fica:

O herói anónimo que enfrentou uma coluna de tanques


sexta-feira, junho 05, 2009

Vôo 447 e triângulo das Bermudas?


A tragédia do vôo 447, que desapareceu com mais de 200 pessoas a bordo ao sobrevoar o Atlântico, parece ter reacendido o interesse pelo Triângulo das Bermudas, pelo menos a fazer fé nos dados de visitantes deste blog. É fascinante esta obstinada procura por algo de "fantástico" para explicar tragédias como a que aconteceu com o Airbus 330 da Air France.

Entretanto, o mistério parece longe de ser resolvido pois, afinal, as autoridades voltaram atrás e anunciaram que os destroços encontrados ontem não são do avião desaparecido.

Morreu David Carradine

O inesquecível "Gafanhoto" da mítica série clássica Kung Fu faleceu anteontem em circunstâncias trágicas e ainda pouco claras. A última aparição notória deste actor (de que eu me lembre, pelo menos) foi no filme Kill Bill vol2 de Quentin Tarantino, no qual Carradine interpretava exactamente a dicotómica personagem Bill.

O actor, que se encontrava a trabalhar na rodagem de um filme na Tailândia, foi encontrado enforcado dentro do armário do seu quarto de hotel em Banguecoque, não sendo de excluir a hipótese de suicídio.



A série Kung Fu marcou sem dúvida uma época. Filmada entre 1972 e 1975, relatava ao longo de 60 episódios as aventuras de um monge Shaolin no Oeste americano (papel para o qual terá sido recusado Bruce Lee), numa curiosa mistura de artes marciais e cowboys. Em Portugal a série passou mais tarde, já nos anos 80.

Para quem quiser endereçar condolências ou oferecer donativos à família aqui fica o site oficial do actor: www.david-carradine.com.

Projecto MagicKey roubado!


O projecto MagicKey, já aqui referido anteriormente, sofreu lamentavelmente um duro golpe ao ter sido roubado o computador portátil no qual se encontrava todo o trabalho de desenvolvimento que o Eng. Luís Figueiredo havia realizado desde o início do ano.

Aparentemente, alguém aproveitou o facto de o gabinete estar momentaneamente vazio para entrar e se apropriar do computador, ignorando telemóvel, câmara de vídeo e outro equipamento menor mas mais caro que ali se encontrava, o que constitui um claro indício do objectivo deste acto. Este caso é ainda mais exasperante pelo facto de, apesar de a Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda possuir um circuito interno de vídeo-vigilância este já não registar imagens desde Abril, algo perfeitamente incompreensível...

Tendo em conta que este blog tem leitores um pouco por todo o lado, inclusive na Guarda, fica aqui a carta aberta que Luís Figueiredo dirigiu ao(s) perpetrador(es) do acto na esperança de que possa ajudar:

Para quem levou o computador do projecto MagicKey do gabinete 9 da ESTG

Para mim o importante não é o computador, mas sim o software de apoio a pessoas com deficiência que o mesmo contém. Pode ficar com o computador mas para eu prosseguir este projecto necessito do seu software. Peço-lhe que se ligue à Internet e execute um programa que se encontra no ambiente de trabalho e que se chama TeamViewer.exe. Anote o ID e a senha desse programa, dirija-se a uma qualquer cabine de telefone e ligue para o nº 918721737 para me dar esses dados com os quais poderei fazer remotamente uma cópia de segurança do software. A partir dessa altura o computador poderá ficar para sim sem qualquer problema.

Peço-lhe ainda que não vá ao Microsoft Outlook consultar os emails uma vez que se o fizer deixarei de ter acesso aos mails importantes que vou recebendo no âmbito do projecto MagicKey.

Luís Figueiredo

quarta-feira, junho 03, 2009

Um pouco de cultura bancária - A Bancarrota

De onde vem o termo "Bancarrota"? 

De acordo com o livro "Les Rois de France" (depois coloco aqui os dados da publicação) o termo virá do italiano "banca", que seria o banco onde, na Idade Média, se sentavam os primeiros "bancários" que concediam empréstimos (a juros tão ou menos convidativos que essas empresas de crédito por telefone da nossa praça).

Quando iam à falência, havia a tradição de partir o banco, ou seja, ficando assim com a banca rotta.

Fica então aqui um pouco de cultura que irá permitir a qualquer empresário que queira declarar a falência da sua empresa, mostrar alguma cultura geral e elevação no decorrer do acto.

terça-feira, junho 02, 2009

Bienal do Azeite


A II Bienal do Azeite aconteceu no passado fim-de-semana e a comitiva do Blog do Katano esteve presente em peso! Enquanto não sai o vídeo oficial da Tibórnia Gigante confeccionada pela laboriosa equipa do Restaurante As Tílias, fica a sugestão das fotografias tiradas por um outro digníssimo representante da blogosfera, o verdadeiro embaixador das terras do Nabão: o grande Luís! A ver aqui!

segunda-feira, junho 01, 2009

Pesquisas do Katano

Para vosso contentamento, aqui fica mais um fascinante artigo com as mais peculiares pesquisas efectuadas por alguns dos nossos leitores pontuais:

Vizinho usa drogas cheiro
Será que o vizinho é jamaicano? Ou sera que o vizinho usa drogas e é dono de fracos hábitos de higiente? Será que tem a ver com este outro cheiro que tanto preocupou em tempos os nossos leitores?

Massagem em aldeia da serra
A labuta diária do trabalhador rural, que vive da agricultura e da pastorícia, é árdua e muito exigente fisicamente. Depois de uma jornada laboral, o que é que sabe mesmo, mesmo, mesmo bem? Uma bela de uma massagem, ora pois, que isto de andar serra acima e serra abaixo dá cabo das costas.

guronsan - efeitos nocivos
Obviamente que, depois de uma noite de ingestão maciça de álcool e sabe-se lá mais o quê, a prudência e o bom senso aconselham a que não se ingira nada que possa fazer mal ao organismo! É para tomar guronsan? Sim senhor! Mas será que não faz mal? Há que preservar o organismo! Já agora, camarada Wolverine, o guronsan diz que se toma deixando dissolver um comprimido efervescente num copo de água antes de deglutir :P

rima com raio
Catraio! Mercenário! Abecedário! Olegário! Operário! Err... Blogário do Katanário! Acho que há uma variz poética em mim. Já agora, o que será que rima com analfabeto?

o que fazer quando o coelho fica estressado?
Se for como os coelhos de Penamacor e a causa do estado de stress tiver sido um vôo rasante de uma esquadrilha de F-16, então o melhor será administrar chá de flor de laranjeira. Se for um coelho da família daquele que guardava a caverna de Caerbannog, então o melhor é guardar uma certa distância.

qual a guerra mais sangrenta que existe no brasil?
A batalha mais sangrenta foi sem dúvida a épica Batalha das Toninhas, na qual a marinha brasileira aniquilou com bravura um cardume de golfinhos que andavam ali por Gibraltar com ela fisgada. Agora, guerra-guerra, das duas uma: ou é a guerra da inflação ou a guerra das favelas.

massagens com final feliz
Bom... se calhar não era propriamente o alívio das dores derivadas do esforço da jornada laboral que o nosso leitor estava à procura... Grandes malucos que há nas aldeias da serra.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...