2009, Um ano do Katano, parte II

Depois da primeira dose de elevada emoção que foi recordar o primeiro trimestre do findo ano de 2009, esperando que tenham apreciado ao mesmo tempo os temas musicais que aconselhámos para acompanhar a leitura do artigo, seguimos agora a nossa revista do ano de 2009 mas agora sem contar com os meses de Janeiro, Fevereiro e Março pois, uma vez que já foram referidos no artigo anterior, repeti-los seria pateta.


ABRIL

Em Abril, moralismos mil. Começámos por recordar as incidências que levaram a que, pelo Blog do Katano, não se adira desde há muito às sui generis (para não dizer parvinhas) tradições Münchhausenistas (termo acabo de inventar e cujo uso autorizamos livremente aos nossos leitores) do 1º dia de Abril. Prosseguindo a nossa senda moralista, disponibilizámos um vídeo com o intuito de recordar a importância de não pirilampar a mulher do próximo.

Talvez procurando rivalizar com o jornalista que no 1º trimestre decidira reescrever a história de Portugal, em Abril fomos abordados em pleno espaço público por um indivíduo, com uma noção muito própria da gesta histórica da formação da nação, que não se coibiu de exaltar com intenso fervor patriótico o seu orgulho pela retumbante vitória de Nuno Álvares Pereira sobre as tropas de Napoleão em Aljubarrota. Contudo, é curioso verificar que este testemunho bem poderia ser a resposta de uma jovem num concurso de misses a uma qualquer questão sobre história de Portugal. Todas as outras respostas seriam certamente "Acabar com a fome e a guerra no Mundo". O melhor mesmo é esquecer as misses e confortar o espírito pedindo umas fodinhas quentes à Dona Márcia.

Continuando no contexto bélico, alguns artigos foram dedicados à I Guerra Mundial e à participação lusófona no conflito, desde o sucedido na Batalha de La Lys, da qual se assinalava o 91º aniversário, onde se destacou o soldado Augusto Milhais "Milhões", um dos últimos heróis de Guerra portugueses, até à retumbante vitória naval da esquadra brasileira sobre um cardume de... toninhas ao largo de Gibraltar.

Se o mês começou bem para Nuno Álvares Pereira, melhor terminou, com este a ser canonizado pelo Vaticano, tornando-se o santo que mais espanhóis exterminou no seu tempo de vida, um registo digno do Guinness Book. E que tal celebrar este momento ouvindo uma canção interpretada por Susan Boyle, em Abril de 2009 acabada de chegar ao estrelato e cuja virgindade seria no mês seguinte posta à prova?


MAIO

Sendo Maio o mês das flores por natureza, em que a natureza explode num esplendor multicolor, qual caleidoscópio aromatizado, também o núcleo duro do Blog do Katano decidiu desabrochar culturalmente e que melhor sítio para o fazer senão em Belmonte, a vila-museu? Do Castelo de Belmonte ao novíssimo Museu dos Descobrimentos, com passagem pelo Museu do Azeite que encontrámos sitiado, houve ainda tempo para visitar as ruínas da villa romana da Quinta da Fórnea. Infelizmente, e já que de cultura falamos, Portugal ficou mais pobre ao perder um dos seus ícones: o eterno Vasco Granja ao mesmo tempo que outra estrela internacional se apagava: David Carradine, o eterno "gafanhoto".


Mas enquanto umas estrelas se apagam, outras emergem. Remi Gaillard provou ser uma delas e alguns artigos foram dedicados aos seus desconcertantes vídeos que não deixam ninguém indiferente. Quem não adorou vê-lo fazer um remake ao vivo do jogo Pac-Man?

Quem não desabrochou e, pelo contrário, ficou mais murcha aos olhos dos cidadãos, foi a Justiça Portuguesa que numa peregrina decisão devolveu a pequena Alexandra às demonstrações de amor pátrio da sua mãe, traduzidos numa tremenda adoração pelos
produtos russos, especialmente a vodka. Esta decisão deixou a sociedade em alvoroço mas não tanto quanto ficou o Jornal Nacional quando Marinho Pinto decidiu desancar em directo Manuela Moura Guedes.


JUNHO

A época estival começou da melhor forma com uma jornada na II Bienal do Azeite em Castelo Branco onde assistimos (e registámos) à confecção da maior tibórnia do Mundo. Contudo, aquilo que indiciava ser um mês auspicioso, depressa se tornou um desfilar de tragédias, e não falo só do nosso encontro com Vital Moreira.

O acidente do voo 447 da Air France, que desapareceu sobre o Atlântico, fez correr muita tinta (mais do que no Cartridge World). Houve até quem quisesse ver neste desastre mais uma manifestação do Triângulo das Bermudas. Sinistra foi a história dos que sobreviveram por terem perdido o voo, terem encontrado a morte alguns dias mais tarde. Contudo, só passámos a acreditar que poderia haver algo de sobrenatural nesta história quando um canal televisivo boliviano transmitiu imagens da série Lost rotulando-as de imagens exclusivas do acidente do 447.

A linha trágica do mês de Junho continuou com a morte da eterna Farrah Fawcett, cujo fato de banho vermelho ficará para sempre vinculado a algumas das mais belas recordações da nossa juventude. Este facto fez com que a morte de Michael Jackson tivesse passado quase despercebida.

Lá fora, Barack Obama mostrava que, apesar de ser um bom rapaz, não era propriamente o tipo de pessoa incapaz de fazer mal a uma mosca, apesar de, ao contrário de o que alguns quiseram fazer crer, não possuir super-poderes.

Entretanto, e enquanto alguns representantes do Blog do Katano deambulavam de forma algo errática pelo Alentejo onde, diz-se, terão inclusive passado por Juromenha, dava-se um acontecimento que iria mudar a face da Blogosfera Nacional: a estreia do hino oficial de parabenização do Blog do Katano.

Junho, e 2009 já agora, também seria seria marcado pelo evento que veio alterar irremediavelmente o meio literário nacional: a publicação da obra de vulto, o DiciOrdinário Ilustarado. Eça é que é Eça!


A seguir: continuação da revista do ano 2009, esperando que consigamos terminá-la a tempo de podermos iniciar com calma a revista de 2010. Entretanto, já há quem diga que esta é mesmo a melhor revista de todas, inclusive melhor que a FHM e a Rendas e Bordados (esta é a que tem mais tecido na fotografia da capa).

Comentários