Falando de castanhas...

...e abordando os castanheiros da Serra da Gardunha, que tal esta fotografia de um castanheiro gigante existente no Fundão em 1904 e que foi foto de capa da revista Broteria, uma revista dedicada às ciências naturais publicada pelo extinto colégio de São Fiel?



Um interessantíssimo apontamento recuperado pel'O Andarilho numa alusão a um património natural irremediavelmente perdido.

Custa a imaginar árvores assim na paisagem mas sempre ouvi contar pelos mais idosos que existiam castanheiros na Gardunha em cujos troncos ocos as pessoas se abrigavam da chuva, e cujo diâmetro era tão largo que "20 pessoas não os conseguiam abraçar".

Na obra "Convento de Nossa Senhora do Seixo do Fundão", que já aqui referi anteriormente no artigo sobre Gil Vicente, é possível ver algumas imagens desses castanheiros. Tomo por isso a liberdade de, com a devida vénia, de aqui reproduzir essas imagens.
Na primeira imagem é possível ver duas figuras humanas fazendo a escala da árvore, uma delas dentro do tronco.


Na segunda imagem, esta uma fotografia, é também possível avaliar o porte da árvore por comparação com o indivíduo posando junto a ela.


Numa outra imagem desse livro é ainda apresentado o castanheiro denominado por "Castanheiro do Moio". O moio era uma antiga medida de peso e equivalia a 60 alqueires, medida que, segundo a região onde era usada, podia variar de 11 a 15kg. Assim, o castanheiro podia produzir, num bom ano, cerca de uma tonelada de castanhas.

Comentários