Divulgação: I Jornadas de Arte Pré-Histórica do Sudoeste Europeu

Recebemos do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, do Fundão, o seguinte pedido de divulgação:

clicar para ampliar

A recente descoberta de arte paleolítica ao ar livre no Poço do Caldeirão, Barroca, e mais recentemente a criação do seu centro de interpretação vem, indubitavelmente, colocar esta região na grande rota europeia da Arte Pré-histórica.

Face a esta realidade, com implicações a todos os níveis, as várias entidades associadas ao projecto valorativo do espaço, a começar pelo Museu Arqueológico do Fundão, resolveram criar uma plataforma científica anual com o intuito de debater, divulgar e aprofundar a temática da arte pré-histórica. Assim nasceram as Jornadas de Arte Pré-histórica do Sudoeste Europeu, que terão a sua primeira edição no presente ano na Casa Grande da Barroca e que irão reunir, durante dois dias, diversos investigadores europeus para um debate reflexivo, aberto e actual.

Com o fito de promover a confluência investigativa internacional pretende ainda propiciar a troca de experiências científicas e metodológicas, bem como permuta de novos conhecimentos. Serão apresentados estudos regionais, estudos de conjuntos e novos achados. Irão ser abordados temas relativos à arte rupestre ao ar livre, arte gravada, arte pintada, arte figurativa e esquemática e arte móvel, num período cronológico que irá do Paleolítico à Idade do Ferro.


Comentários