
Actualmente as torres encontram-se degradadas, mesmo a que serviu (ou serve?) de posto sazonal da GNR, e contribuem, juntamente com o resto das antigas estruturas da base, juntamente com o "peculiar" centro comercial, para dar um aspecto deprimente àquela zona, muito ajudado depois pela assombrosa falta de civismo dos muitos turistas que por aqui passam e fazem questão de deixar a sua assinatura na forma de sacos de plástico, vidro e outro lixo que seria demasiado indigno transportar até aos contentores mais próximos.
Pessoalmente, creio que as torres deveriam ser demolidas, tais como as estruturas abandonadas que existem em volta. O centro comercial deveria ser encerrado ou deslocalizado para o Sabugueiro ou para as Penhas da Saúde, de forma a dignificar a zona da "Torre", fazendo-se do edifício, requalificado para se integrar harmoniosamente na paisagem, um centro de apoio ao visitante, integrando um centro interpretativo e/ou de acolhimento do Parque Natural, aluguer de equipamento, enfermaria e cafetaria, servindo também de apoio às pistas de esqui. Deveria reforçar-se também a fiscalização e aplicar coimas a quem poluísse a zona (já que seria talvez autoritarismo em excesso proibir-se o uso dos "típicos" sacos de plástico).
Já agora, encerrava-se o trânsito a veículos automóveis particulares a partir da Nave de Santo António de um lado, Sabugueiro ou Lagoa Comprida do outro, sendo os únicos meios de transporte para a torre a pé, bicicleta ou autocarro.
Divagações à parte, os interessados podem, para já, subscrever a petição.
Comentários