Charles Darwin

Assinalaram-se ontem os 200 anos do nascimento do naturalista britânico Charles Darwin, o homem que revolucionou toda a visão que temos do Mundo ao enunciar pela primeira vez o princípio de selecção natural e a possibilidade de um antepassado comum na origem das espécies.

Incompreendido e perseguido, sobretudo pela fatia religiosa da população, Darwin viria a falecer em 1882, tendo sido sepultado com honras de estado na Abadia de Westminster, ao lado de Isaac Newton.

A sua obra mais famosa, a Origem das Espécies (ou no seu título original On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), resultou da sua famosa viagem de 5 anos a bordo do navio Beagle pelo Mundo, ficando para a História a sua passagem pelas Galápagos. Só depois da sua morte, a sua Teoria da Evolução viria a ganhar força, sobretudo após terem sido dadas respostas a algumas questões a que Darwin não conseguiu explicar.

É contudo preocupante constatar que, dada a quantidade de provas e o melhor entendimento do registo fóssil e do mundo natural que temos hoje, o Darwinismo continue a ser matéria proibida nas escolas de alguns estados dos EUA, onde o Criacionismo (origem do Mundo de acordo com o Génesis bíblico) é ainda tido como verdade absoluta e incontestável. A famosa senadora Sarah Palin, por exemplo, é ela própria uma adepta ferrenha da abolição do darwinismo. Provavelmente a culpa será da mosca da fruta.

imagem Wikipedia

Comentários