A Sra Governadora Sarah Palin

Muito se tem debatido acerca da responsabilidade da Governadora do Alasca, Sarah Palin, no fracasso da candidatura de John McCain à Casa Branca. Já aqui o referi: esta escolha foi um verdadeiro tiro no pé por parte dos republicanos pelas posições polémicas desta senhora mas, será que a Governadora Palin é mesmo responsável em última instância? Não foi a equipa de campanha de McCain quem a escolheu? Pelo menos agora Sarah Palin pode voltar a dedicar-se ao Alasca, fazendo aquilo que melhor tem feito nos últimos anos: reduzir drasticamente as áreas de paisagem protegida em favor da exploração petrolífera. Curiosamente, encontrei na CNN um vídeo que vai de encontro à minha opinião:






Uma das histórias mais intrigantes que ouvi acerca da Governadora Palin foi algo sobre uma rábula mencionando moscas da fruta. Aliás, no programa de 4ª feira da TSF, o Governo Sombra, Ricardo Araújo Pereira referiu que a derrota republicana foi uma grande vitória para a mosca da fruta, visto que havia por parte de Palin um certo desprezo e um certo preconceito em relação ao insecto.

Uma rápida pesquisa no Google esclareceu todas as dúvidas. Afinal, esta história teve origem num discurso de Sarah Palin no qual ela tenta dar a entender que é necessário repensar o investimento em projectos de investigação científica, dando mais ênfase aos projectos que tenham efeitos práticos no bem social e abandonando projectos tão ridículos como... investigação sobre mosca da fruta.

Infelizmente, ela não sabia que a investigação sobre mosca da fruta permitiu alguns avanços na investigação sobre... o autismo. Aqui fica o vídeo que esclarece a questão, apresentado por uma jornalista mais cínica que Manuela Moura Guedes e mais irónica que o José Rodrigues dos Santos.



Comentários