O Triângulo das Bermudas - Parte I


Série completa de artigos: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Conclusão

Definido geralmente como uma área triangular cujos vértices assentam sobre a costa da Flórida, Puerto Rico e Bermudas, respectivamente, o Triângulo das Bermudas é um dos mitos modernos mais populares e é tido como um dos mais insondáveis mistérios do nosso planeta ou, pelo menos, assim nos querem fazer crer, havendo quem o ligue ao mito da Atlântida. Diz-se que, neste triângulo, ocorreram fenómenos inexplicáveis, entre os quais o desaparecimento de vários navios e aviões após terem relatado "anomalias no horizonte e no céu e avaria nos instrumentos de navegação".


O início do mistério

Foi em 1950 que num artigo da autoria de E.V.W. Jones, o Mundo tinha pela primeira vez conhecimento de que estranhos fenómenos ocorriam naquela zona do Oceano. Dois anos depois, George Sand, num artigo para a revista Fate, usa pela primeira vez a expressão "Triângulo das Bermudas" para relatar o estranho desaparecimento de vários navios e de uma esquadrilha de 5 aviões bombardeiros Avenger, o Vôo 19, semelhantes ao da foto do lado. Estes aviões teriam desaparecido após uma última comunicação do líder da esquadrilha via rádio: "Estamos a entrar em águas brancas. Nada parece normal. Não sabemos onde estamos. A água está verde. Não! Branca." Destes nunca voltou a ser encontrado o menor vestígio.


Teorias sobrenaturais


A partir daí, a profusão de histórias intensificou-se e não tardaram a surgir relatos de navios que desapareciam e nunca mais eram encontrados ou eram encontrados abandonados e à deriva, de aviões que desapareciam misteriosamente para voltarem a aparecer minutos depois como se, para eles, o tempo não tivesse passado. Não tardou muito para que os investigadores do Triângulo descobrissem que o mais antigo relato de anomalias, registadas no Triângulo, pertencia nem mais nem menos que a Cristóvão Colombo. Nos seus relatos, o navegador refere "luzes estranhas e oscilantes no horizonte" e uma anomalia na sua bússola.


Ao mesmo tempo começaram a surgir várias teorias para explicar os fenómenos do Triângulo das Bermudas. Assim, este seria uma zona de grande actividade de OVNIS ou uma passagem para outra dimensão, teorias acentuadas após a estreia do filme "Encontros Imediatos do 3º Grau" no qual, a certa altura, desembarcam da nave extraterrestre os tripulantes do vôo 19.


Outros ainda, referem que, no local, existiria um enorme campo magnético, gerado por um gigantesco cristal existente por entre as ruínas da Atlântida, hipótese reforçada com a descoberta na região de uma formação rochosa submersa a que se chamou A Estrada de Bimini e que, até hoje, divide opiniões quanto à sua origem.


foto Wikipédia
mapa retirado daqui
Continua...

Série completa de artigos: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Conclusão

Comentários