Mundial 2018 - Bandeiras na janela arriscam multa

À semelhança do que vai acontecendo um pouco por todo o lado nos países que participam no campeonato do Mundo de futebol que está a decorrer na Rússia, também na Bélgica se avistam bandeiras tricolores penduradas no exterior das casas e carros, sendo que nestes últimos, até há acessórios bastante curiosos que lhes dão um certo aspecto diabólico.

Ora, para aproveitar este assomo de fervor patriótico momentâneo, a "Jupiler", uma marca de cerveja belga, decidiu investir forte em termos de marketing e mudou temporariamente o nome para "Belgium". Ao mesmo tempo, lançou uma campanha de oferta de brindes, nos quais se inclui uma bandeira com referência à sua marca. Como é lógico, esta bandeira começou a concorrer com as bandeiras "oficiais" em termos de exibição no exterior das casas e tudo parecia estar bem encaminhado para um Mundial de pleno fervor patriótico da "Gallia Belgica". Só que não.





Subitamente, vários especialistas de direito fiscal começaram a alertar para a possibilidade de os cidadãos que têm essas bandeiras da Jupiler expostas no exterior das suas casas poderem pagar uma multa que pode ir até aos 50 euros. Ao que parece, certos municípios impõem uma taxa sobre exposição publicitária e as ditas bandeiras são efectivamente publicidade. Inclusive, o partido nacionalista Flamengo tem vindo a contestar o facto de se estar a promover com estas bandeiras uma marca de cerveja... valónia.

Também certos acessórios para automóveis têm sido motivo de ameaça de multa mas por parte da polícia, visando especialmente as capas para retrovisores. O motivo aqui é simplesmente o facto a redução da visibilidade pôr em causa a segurança na circulação rodoviária.





Comentários