Protoiro - Amigos dos animais mas pouco amigos de reparos incómodos

Na rede social Facebook, fui surpreendido pela partilha de uma fotografia que retratava alguns cavalos magros num baldio, fotografia essa que havia sido colocada nesta rede social pela Protoiro, aquela organização que recentemente deu nas vistas por ter cometido a proeza de organizar uma tourada em Viana do Castelo. Esta foto era acompanhada de uma descrição na qual a Protoiro se gabava de ter conseguido resolver a situação de alguns cavalos abandonados num baldio em Sintra, ao mesmo tempo que criticava as organizações "supostamente amigas dos animais" por nada terem feito neste caso.

Se a iniciativa de que a foto dava conta é de facto louvável, já a crítica às restantes associações e os modos em que a mesma foi feita pareceu-me denotar ali um aproveitamento claro. Ao fim e ao cabo, os  infelizes cavalos estavam simplesmente a ser usados como arma de arremesso para desacreditar as associações que se opõem à Protoiro e às touradas, procurando contribuir para aquela tese peregrina de que os ditos "aficionados" são os melhores amigos possíveis dos touros e dos cavalos.

Ora, perante isso, lembrei-me do terrível caso daquele cavalo chamado "Xelim" que morreu em Abril último na arena de Sevilha, com as entranhas de fora, após ter sido atingido por um touro, e não pude deixar de fazer o reparo: "Falta aqui a foto daquele cavalo com as entranhas de fora". Resultado: comentário apagado e impedido de fazer mais qualquer comentário. 

Clicar aqui para ver a foto a que me refiro.
ATENÇÃO: esta foto é susceptível de chocar pessoas mais sensíveis.

No fundo, esta atitude enquadra-se perfeitamente naquilo que tem sido a postura intolerante, e até agressiva, desta associação que defende esta coisa das touradas, embrulhando-a num rótulo de cultura e afirmando-se como "amiga dos touros e dos cavalos". Não soa estranho ouvir da parte de uma organização que defende e aplaude a tortura dos touros para puro entretenimento, dizer que é amiga dos touros e dos cavalos? 

Mas pronto, dizem que é cultura e que se lixem o espírito crítico e a evolução. Porquê? Porque sim. E caluda!

Comentários