Pela Cava de Viriato... que de lusitana nada tem!



Durante largos anos se alimentou a tese de que esta enorme estrutura octogonal teria sido a base a partir da qual Viriato lançara os seus impiedosos ataques sobre as legiões romanas, mantendo-as em respeito até ter sido assassinado à traição. À falta de evidências, a procura de uma identidade de raízes profundas e firmes favoreceu essa tese.



Uma estátua, datada de 1940, quando um movimento de exaltação da identidade lusa de outra natureza vigorava em Portugal, reforçou ainda mais a ligação de Viriato, herói lusitano em Portugal, herói da Hispanidade ali em terras de nuestros hermanos, a este local.




Mais tarde, permitiu-se outra tese dizer que afinal este local teria sido um acampamento militar romano fundado para servir de base às legiões de Cássio Longino. Ficaria este acampamento militar portanto à vista da cidade dos Visaicos, conforme uma inscrição recentemente descoberta, situada no centro histórico de Viseu.

Ultimamente tudo parece inclinar-se para que, afinal, a culpa da construção da Cava de Viriato seja mesmo... dos mouros. Este monumento seria afinal uma cidade-acampamento islâmica!

Só o tempo, e escavações arqueológicas no local poderão dissipar as dúvidas. Certo é que este monumento, com 2km de perímetro e recentemente requalificado ao abrigo do programa Polis, merece bem uma visita.

Comentários