Os vídeos obrigatórios para quem quer conhecer a Coreia do Norte


O recente falecimento de Kim Jong Il, um dos poucos ditadores exóticos que não compraram computadores Magalhães a Portugal, trouxe a Coreia do Norte de volta ao topo dos destaques mediáticos e renovou o interesse do público pela forma como é governado e como vive o povo norte-coreano.

A própria morte de Kim Jong Il gerou alguma apreensão no Mundo inteiro, sabendo-se que a Coreia é governada por uma elite de fanáticos militaristas que têm um arsenal nuclear de respeito guardados certamente nas poucas instalações que no país usufruem de energia eléctrica. Por cá a polémica instalou-se quando o PCP endereçou condolências ao povo norte-coreano pela morte do ditador. Pelo que percebi, pela óptica do PCP, torna-se irrelevante o facto de um indivíduo contribuir para a destruição da economia de um país e por matar o seu povo à fome, desde que em vida constitua uma pedra no sapato dos EUA, o inimigo histórico e fidagal da gloriosa URSS dos tempos de Estaline, Khrushchev e Brejnev.


Já há algum tempo eu tinha publicado um artigo sobre os programas turísticos regulares que a Coreia do Norte disponibiliza aos poucos visitantes que deixa entrar anualmente (ver aqui). Ontem chegou-me a sugestão de uma série de 3 vídeos dedicados a esse país que aqui partilho com vocês. Neste caso, trata-se do relato possível da visita de um enviado da Vice Magazine que, ao longo dos vários dias da estadia no lado Norte do Paralelo 38, se vai apercebendo das contradições e das falsas aparências desta sociedade peculiar, ao mesmo tempo que participa de sucessivas visitas guiadas com alto teor de doutrinação em dois aspectos fundamentais: a diabolização dos EUA e a exaltação da glória da República Popular Democrática da Coreia que, aos seus cidadãos, transmite a ideia de ser um país admirado e adorado no Mundo inteiro. Depois de ver estes vídeos, não fica uma certa sensação de claustrofobia?




Fotos: WILLisms, VEJA

Comentários