
Para uma região como é a Beira Interior, com nível de vida bastante inferior ao "outro" Portugal da zona litoral, e onde, ainda por cima, não há alternativas dignas desse nome pelo simples facto de, destinadas a não serem vias portajadas, as SCUT foram construídas em cima dos anteriores IPs (IP2, IP5,...), deixando para trás retalhos que nunca mais sofreram trabalhos de conservação ou, em alternativa, estradas nacionais onde não se cruzam dois camiões. Lembram-se do que partilhei aqui aquando do terrível acidente da A25 em Agosto último?
Mesmo com as tão propaladas "isenções" para residentes, prenda magnânima dos nossos governantes, a implementação de portagens vai inevitavelmente levar a um aumento de custos para as famílias que residem na região, seja pelo valor das portagens que terão de pagar, seja pelos custos acrescidos de combustível pela circulação em estradas secundárias, caracterizada por acelerações e desacelerações constantes provocadas pelo trânsito e pelas curvas e contra-curvas. Seja como for, o Estado ganha sempre... quem perde são sempre os mesmos e o Interior fica ainda mais distante do resto do país.
Hoje é dia de mostrarmos o que pensamos deste "volte-face" político (mais um) participando nas Marchas Lentas de protesto que vão ter lugar nas ditas SCUT. Os pontos de encontro são os seguintes:
Viseu: Avenida Europa - 18h00
Vila Real: Zona Industrial - 17h30
Castelo Branco: Governo Civil - 17h30
Fundão: Avenida da Liberdade - 18h00
Covilhã: Rotunda do Operário - 18h30
Guarda: Parque Polis - 18h00
Mais informações: http://www.contraportagens.net/ e no Facebook em http://tinyurl.com/5srnazj
Se somos capazes de sair de casa e bloquear o trânsito quando uma equipa de futebol vence um jogo ou um campeonato, algo que na prática em nada nos aproveita, será que não somos capazes de o fazer para lutar em prol daquilo que realmente nos afecta? Eu acredito que sim e amanhã vou lá estar. E vocês?
Imagem: Bloco de Marvila
Comentários