Conímbriga em 3D - Viagem no tempo a três dimensões

Na minha costumeira visita ao meu rol de blogues de eleição, encontrei no Património Cultural, Sustentabilidade e Desenvolvimento esta espectacular reconstrução virtual da Cidade de Conímbriga, disponibilizada online pelo Italica Romana. Nela, é possível ver a cidade na sua máxima extensão, quando ainda não se tinha retraído para trás da 2ª muralha que, no vídeo ainda não existe e que hoje domina a paisagem no local. É possível ver o Anfiteatro, o aqueducto, as termas de Trajano, a Casa dos Repuxos, a Ínsula do Vaso Fálico, entre outras construções. Conseguem imaginar o trabalho que isto terá dado?

Aconselho uma visita ao Italica Romana para verem outras reconstruções virtuais de alguns edifícios emblemáticos de Conímbriga e de outros sítios arqueológicos, entre os quais Santiponce.

Estas reconstruções, sejam elas tridimensionais ou apenas bidimensionais, são instrumentos indispensáveis à interpretação dos sítios arqueológicos, vindo dar ao cidadão comum uma ideia completamente diferente dos "amontoados" de pedras e de peças em avulso que lhes são normalmente apresentados, quer nos sítios em causa, quer nos museus.

Este filme mudou ou não mudou a vossa ideia acerca de Conímbriga?

Comentários