Para que serve o Halloween no Fundão?

A celebração da Noite das Bruxas, o famoso Halloween, parece ter vindo para ficar. Não fazendo parte da tradição portuguesa, trata-se de uma "importação" recente facultada pelos filmes e séries dos EUA onde as referências a ela são mais que muitas. A noite de Halloween é particularmente apreciada pelas crianças que, mascaradas de criaturas sobrenaturais ou outras personagens ligadas ao oculto, vão de casa em casa pedindo doces sob ameaça de pregar partidas a quem for forreta.

No Fundão está-se a assistir a uma subversão do Halloween. Já não se vêem tantas crianças mascaradas à procura de doçarias e esta -chamemos-lhe assim - "tradição" está a ser substituída por uma outra caracterizada pelo vandalismo barato e sem objectivo, praticada por meninos mais crescidos embora com a mesma maturidade de sempre. Em pequenos bandos, vão pelas ruas da cidade sujando tudo e mais alguma coisa, insultando, criando pequenas fogueiras aqui e ali (algumas em caixotes de lixo) e danificando carros de forma "inocente".

Os pais, por outro lado, deverão ter ficado extremamente satisfeitos por terem direito a uma noite de folga do seu emprego permanente de Encarregados de Educação deixando a outros o frete de aturar a estupidez dos seus queridos meninos.

Comentários