Mapa Mundi dos preconceitos


Philipp Lenssen é um informático alemão que, desde 2003, decidiu criar um Blog, o Google Blogoscoped, destinado a analisar tudo o que tem a ver com o motor de busca mais popular da actualidade. Na sua interpretação, analisar o Google é quase como analisar a consciência humana a nível global. Como resultado dessa análise, Lenssen decidiu compilar uma lista mundial de preconceitos que normalmente estão conotados com diferentes nacionalidades.

A técnica de pesquisa utilizada foi muito simples. Para a França por exemplo, Lenssen introduziu na caixa de pesquisa do Google (a tal que às vezes está pequena) o termo de pesquisa "french are know for *" fazendo depois uma recolha e tratamento dos resultados obtidos. Da lista resultante, antecedida de uma curiosa questão prévia no sentido de averiguar se o utilizador conhece o conceito de preconceito, deduz-se que os preconceitos mais difundidos são que os franceses adoram a sua comida, estragam os seus cães com mimos e destacam-se pelo seu romantismo e sofisticação.

E quanto a Portugal?

Na análise de Lenssen, Portugal ficou de fora. Contudo, como verdadeiro paladino do Serviço Público, o Blog do Katano apresenta aqui a lista dos preconceitos mais comuns associados aos portugueses, de acordo com a World Wide Web.

Assim, do ponto de vista "Googliano" da Internet, os portugueses são conhecidos por:
- Serem um povo tolerante, caloroso e acolhedor
- Serem de confiança e trabalhadores
- Terem um excelente marisco e pescado e ainda excelentes vinhos
- Por fazerem anti-jogo e serem durinhos nos jogos de futebol
- Produzirem rolhas e navegadores famosos


Link de referência:

Comentários