O jovem indonésio Martunis, veio recentemente a Portugal assistir ao jogo entre a nossa selecção e a congénere eslovaca, tendo na mesma ocasião recebido um cheque no valor de 40.000 euros para reconstruir e mobilar uma casa nova, tendo, creio eu, já recebido anteriormente verbas nesse sentido. Pessoalmente acho isto uma barbaridade e um insulto.
Como ficam as outras crianças que sofreram no tsunami? Que condições se estão a criar para que o jovem Martunis possa ter condições para crescer e ser educado e mais tarde ter emprego? E emprego para o seu pai? Como ficam os milhares de indonésios que continuam em campos de refugiados à espera de uma casa, à espera de uma vida? Será que o facto de o pequeno Martunis ter usado a camisola da Selecção é motivo suficiente para tamanha acção de "solidariedade"? E se ele não tivesse usado a camisola, onde estaria agora, se não tivesse morrido já de desinteria ou malária como tantos outras vítimas anónimas que tiveram o azar de não usar a camisola da selecção? Que fazemos por estes? Quem se importa agora que já passou a onda de solidariedade e que passou o imediatismo (e mediatismo) deste assunto?
Uma última questão... Como se sentirão as pessoas desalojadas e famintas que olharem para a casa do pequeno Martunis que naquele dia usou a camisola da Selecção Portuguesa?
Comentários
Coitado daquele que, na hora da desgraça, vestia uma pobre camisola de trapos!