Amanita Muscaria - O cogumelo psicotrópico

amanita muscaria - Telhado, Fundão

O amanita muscaria, também conhecido como mata-moscas ou agárico das moscas é provavelmente o cogumelo mais conhecido e mais representado nas mais variadas expressões artísticas humanas, embora seja erradamente considerado como o supra-sumo dos cogumelos venenosos. Esse título deve ser atribuído a outro cogumelo do género das amanitas, a temível amanita phalloides, que é responsável pela esmagadora maioria dos casos de morte por envenamento derivado do consumo de cogumelos, e cujo único tratamento possível, quando feito a tempo, consiste no transplante de fígado.

Voltando ao nosso mata-moscas, este tem um forte efeito psicotrópico, sendo possível encontrar vários sítios na Internet onde este cogumelo é vendido a uma faixa muito -como dizer?- "específica" de apreciadores de cogumelos... É claro que pode mesmo assim ser mortal se for consumido em excesso pelo que o melhor mesmo é não arriscar.

Seja como for este cogumelo é sem dúvida um excelente elemento decorativo na paisagem e, para além disso, desempenha também uma função ecológica importantíssima, ao facilitar o crescimento das árvores (sobretudo pinheiros) em cujas raízes se desenvolve.

Comentários