Eben-Emael, o forte capaz de resistir a tudo excepto aos alemães

Entrada do forte (pelo Bloco 1)

Após a invasão alemã da 1ª Guerra Mundial, a Bélgica começou a trabalhar no reforço das suas fronteiras, um pouco à semelhança da França onde se iniciou a construção da Linha Maginot. Assim, o plano belga previu a reabilitação e modernização de vários fortes que no conflito 1914-18 tinham oferecido resistência às tropas alemãs, mas acrescentou muitos outros elementos de defesa. Entre elementos passivos (obstáculos anti-tanque, canais inundáveis, casamatas e postos de observação, entre outros) instalados um pouco por toda a parte, mas concentrados sobretudo na famosa linha KW, foi decidida a construção de 4 novos fortes para conter qualquer investida que pudesse vir da Alemanha: Tancrémont, Battice, Aubin-Neufchâteau e Ében-Émael.


Escadaria interna de acesso ao nível superior



Galeria interna. Em caso de ataque de gás, as portas blindadas estanques eram seladas e a ventilação fazia-se pelas aberturas no solo sobre as quais estavam instalados filtros de gás. O ar dentro do forte tinha uma pressão ligeiramente superior à do exterior para impedir a entrada de gás.

Este último, o maior deles todos, destinava-se a colmatar um espaço aberto que os alemães tinham usado a seu favor durante a 1ª Guerra Mundial para romper a posição fortificada de Liège. O seu objectivo era o de controlar as pontes sobre o rio Mosa na fronteira com a Holanda, junto a Maastricht, e, após a construção deste (1930-39), também de controlar o canal Alberto. 


O canal Alberto na sua bifurcação com o canal de Lanaye cujas eclusas são visíveis à direita. O canal Alberto descreve uma curva para a esquerda e o forte Eben-Emael situa-se no maciço mais à esquerda na foto.


As galerias do forte foram escavadas na montanha de tufa calcária ligando várias casamatas e pontos de observação, tudo isto complementado com fossos anti-tanques, fossos inundáveis e áreas de arame farpado. O resultado foi uma fortificação em forma de triângulo, com 750m de base e 950m de comprimento. O domínio do forte estendia-se a uma área de 75ha, algo como 150 campos de futebol. Sobre a estrutura do forte situavam-se as cúpulas de canhões, assim como algumas falsas cúpulas para iludir o inimigo, que tinham capacidade para disparar até 2100kg de projécteis por minuto a uma distância máxima de 17,5km. A organização interna do forte dispunha-se em 3 níveis

Mapa do forte com disposição das casamatas (Ma(astricht) 1 e 2, Vi(sé) 1 e 2, Mi Norte e Mi Sul), das cúpulas (CP 120, CP Norte, CP Sul) e dos Blocos de defesa de proximidade (BL I a VI, Canal Norte e Canal Sul, BL 01).
Fonte: Le Fort Eben-Emael

Não era o maior forte da Europa, essa honra cabia ao Hackenberg (recordar a nossa visita aqui), mas era um dos maiores do Velho Continente e o maior da Bélgica. Adicionalmente, o comando belga tinha destacamentos encarregues de guardar as pontes sobre o Mosa e o canal Alberto e de activar os mecanismos de auto-destruição em caso de ataque, tornando qualquer força de ataque presa fácil da artilharia do forte. O dispositivo parecia, pois, oferecer garantias ao Alto-Comando Militar belga de que se tratava de um elemento defensivo totalmente dissuasor e inexpugnável. Só que…


O ataque alemão

Reconstituição à escala real de um dos planadores utilizados no ataque.

Foi precisamente contra o Eben-Emael que os alemães deram provas da famosa eficiência que lhes mora no ADN. Conscientes de que um ataque por terra seria muito oneroso em termos de homens e materiais os alemães conceberam um plano totalmente inovador para a época. Assim, após um treino intensivo de 6 meses concebido ao que parece pelo próprio Hitler, vários planadores são lançados a partir de diferentes bases na Alemanha, tendo partido de Colónia o contingente destinado a atacar o forte. Ao mesmo tempo, soldados alemães já se tinham infiltrado na região fronteiriça vestidos à civil ou com uniformes da polícia holandesa, tendo como objectivo assegurar o controlo das pontes e evitar que explodissem. Para que a surpresa fosse completa, o ataque foi lançado antes de qualquer declaração de guerra. 

Parte superior do forte com as cúpulas de artilharia visíveis à esquerda e uma falsa cúpula visível à direita, em segundo plano

Por volta das 4h30 da manhã do dia 10 de Maio de 1940, 9 dos 11 planadores aterram sobre o forte beneficiando do único ponto fraco: os campos de futebol que os soldados belgas aí tinha feito para seu entretenimento e que assim, livres de arame farpado ou minas, foram um campo de aterragem perfeito. 

Munidos de uma arma inovadora, as cargas ocas, capaz de perfurar betão ou aço, os alemães neutralizaram em pouco mais de 15 minutos duas cúpulas e duas casamatas de artilharia, as que podiam impedir a movimentação de tropas terrestres pelas vias de invasão escolhidas, e ainda duas casamatas de defesa de proximidade, assegurando assim o controlo da parte superior do forte. Apesar de vários contra-ataques da guarnição do forte e dos disparos feitos pelos dois fortes mais próximos de Eben-Emael sobre este, os páras alemães bem entricheirados nas casamatas semi-destruídas resistiram e aguardaram pela chegada das tropas terrestres, o que aconteceu na madrugada da manhã seguinte. 


Porta blindada interior da casamata Maastricht 1 destruída por uma carga oca alemã.


Cúpula de observação de uma casamata danificada por uma carga oca. 

Finalmente, após 36 horas de combate apenas, o inexpugnável Eben-Emael rendeu-se. Este acontecimento causou ondas de choque pela Europa inteira e foi aproveitada de maneira admirável pela propaganda alemã que, pouco depois da conquista, começou a divulgar um filme recriando a tomada de Eben-Emael. O filme foi rodado no próprio forte e este foi apresentado como sendo a maior e mais poderosa fortaleza da Europa.


A visita






Interior da casamata de Artilharia Visé 2



Porta blindada da casamata Maastricht 1 vista do exterior. Em caso de abandono da casamata, era possível selar as portas (duas portas e uma persiana em aço e ainda sacos de areia) resguardando desta forma o resto da fortaleza. Os alemães resolveram o assunto aplicando uma carga oca na parte interior da porta.


Hoje o forte é visitável, mas o calendário de visitas é algo limitado pois apenas é possível fazê-lo uma vez por mês e entre Março e Novembro. A visita começa com um vídeo de apresentação que conta a história do forte, desde a sua construção até à rendição aos alemães, seguindo-se depois uma visita guiada pelas galerias subterrâneas dos dois níveis superiores (1 e 2). Esta parte é feita apenas com guia ao contrário do que acontece nas galerias do nível 0 que estão totalmente musealizadas com as diferentes valências de então: balneários, talho, enfermaria, alojamentos de oficiais, salas de jantar, entre outras. 

Percorrem-se as salas de comando, as casamatas Maastricht 1 e 2 e a Visé 2, enquanto o guia vai partilhando não só a história bem conhecida do forte como também pequenos episódios que tornam o relato bem interessante. Terminada visita interior, é possível fazer uma caminhada sobre a super-estrutura do forte, num percurso de 3km que percorre todo o seu perímetro, hoje transformado em terreno agrícola e florestal.

Vista exterior da casamata Visé 2



Torre de ventilação





O bloco II (Defesa de proximidade) visto do exterior


E para nos recompormos das emoções...

A visita a Eben-Emael não pode terminar sem provarmos um magnífico crepe salgado acompanhado por uma cerveja de produção local no restaurante situado mesmo em frente ao forte, num antigo moinho de água.


Comentários