Pequenos gestos empresariais em prol do ambiente

Corrida anual das empresas do Parque Científico na sua passagem pela sede da EVS.


Trabalhar na sede da EVS , um edifício que recentemente foi eleito o melhor Office Space da Bélgica, tem vindo a revelar-se uma experiência extremamente gratificante. Para além do desafio profissional que constitui, afinal estamos a falar de uma empresa que tem entre os seus clientes alguns nomes relativamente conhecidos como a UEFA, Netflix ou Facebook e que forneceu os equipamentos para produção e transmissão dos jogos do actual campeonato do Mundo de futebol, é impossível não apreciar um local onde é posta em prática uma consciência empresarial invulgar.

Isso caracteriza-se por uma grande preocupação em proporcionar as melhores condições possíveis aos seus trabalhadores (horário flexível para permitir prática desportiva, protocolos com ginásios ou clubes desportivos, balneários, sala para sestas, cafetarias onde tudo o que sai das máquinas de vending de café é gratuito, fruta fresca e sopa gratuitas, eventos regulares de convívio entre funcionários, etc...) e também por um tremendo esforço para obter o máximo de eficiência energética  e implementar uma política de responsabilidade ambiental.


Canecas para reduzir a quantidade de resíduos de plástico e uma máquina de vending que disponibiliza bebidas à base de café com selo "Fair Trade" (ver aqui)


Ora é precisamente este último aspecto em particular que quero destacar. A responsabilidade ambiental não só é exercida como procura-se que seja incutida em cada trabalhador e tudo através de pequenos pormenores que fazem toda a diferença. Para além de os caixotes de lixo existentes nas zonas comuns promoverem a triagem dos resíduos para recolha selectiva, também no que diz respeito ao consumo das bebidas quentes se luta para reduzir o consumo de copos de plástico. Isso é feito através da disponibilização de canecas em cerâmica aos funcionários. Ao chegarem pela manhã, podem pegar numa caneca e usá-la durante o dia inteiro, devolvendo-a no final do dia para que seja lavada. As máquinas de vending, as que ainda distribuem copos de plástico, também estão equipadas com sensores que detectam a presença de uma caneca e, sendo o caso, não disponibilizam o copo. 

Numa altura em que tanto se discute a importância de reduzir a quantidade de plástico deitado ao lixo, este é sem dúvida um excelente exemplo a seguir, até porque, como está escrito nas canecas,  "A mug a day, keeps the plastic away" (Uma caneca por dia, mantém o plástico à distància).

Comentários