Aqui só vivem mulheres viúvas ou solteiras

Entrada Sul do Begijnhof de Bruges

São "bairros" residenciais muito peculiares pois, desde a Idade Média, a sua população é formada apenas por mulheres viúvas ou solteiras que aceitaram o seu celibato e se estabeleceram em pequenas comunidades auto-suficientes. Trata-se dos Begijnhof flamengos (Béguinages em francês) e, pela sua integridade e autenticidade, 13 deles foram inscritos pela UNESCO na lista do Património da Humanidade.

Brugge ou Bruges, conforme seja dito em flamengo ou francês, é uma cidade fora-de-série pela beleza que oferece a sua diversidade arquitectónica magnificamente bem conservada e também devido aos vários canais que atravessam o tecido urbano. Isto permite-lhe ter 3 referências na lista de Património da Humanidade da Unesco: o seu centro histórico, a sua torre-campanário e o Begijnhof Ten Wijngaerde, o bairro fundado em 1245 para albergar mulheres viúvas ou solteiras. 

Este tipo de comunidades de mulheres emancipadas surgiu em plena Idade Média, a partir do século XIII e, apesar de praticarem uma vida religiosa, não formavam ordens religiosas propriamente ditas já que, a qualquer momento, as mulheres podia decidir sair, fosse para casar ou não. Certo é que, enquanto fossem membros da comunidade, tinham de trabalhar para o sustento da mesma.



Entrada das casas da ala Norte. Todas as casas têm ainda um largo quintal nas traseiras

Em Bruges, o Begijnhof "da vinha" consiste numa trintena de casas, quinhentistas e seiscentistas, articuladas em torno de um enorme pátio central. O acesso só pode ser feito por 2 portões, os mesmos que, durante séculos, se fechavam à noite para manter as mulheres em segurança. Junto a ambos, vários letreiros apelam para que os visitantes guardem silêncio, de forma a respeitar a paz do local.  Num dos extremos do pátio, ergue-se uma igreja dedicada a Santa Isabel e o seu aspecto actual data de 1700, quando a primitiva igreja gótica foi modificada para abraçar o estilo barroco. 



Pátio central e ala Oeste

Os ares que sopraram da Revolução Francesa foram a primeira machada nos Begijnhof que, apesar de tudo, ainda foram reconstituidos no período napoleónico. Ainda sobreviveram cerca de 100 anos tendo depois conhecido sortes diferentes. O de Bruges passou a ser gerido pela ordem religiosa das freiras beneditinas em 1927, sendo fundido com o convento desta ordem erguido paredes-meias. Actualmente, a par da presença das beneditinas, ainda conserva parcialmente a sua função original, albergando mulheres laicas, algumas delas idosas.



Reconstituição de um quarto na casa-museu

O pátio central e a igreja são visitáveis de forma gratuita. Já a casa-museu, que recria uma casa típica do Begijnhof  no século XVI, é visitável pela módica quantia de 2 euros.

Comentários