Este computador tinha um processador de 8Mhz, memória RAM de 128K e não tinha disco rígido mas apenas um leitor de disquetes com 400KB de capacidade. Tinha também um monitor 9 polegadas integrado na caixa.
Como termo de comparação, basta pensar que actualmente o Windows 8, por exemplo, precisa no mínimo de um computador com um processador de 1GHz, 1GB de memória RAM e obviamente um disco rígido, este com um mínimo 20GB de espaço livre. Isto significa que será um computador com um processador cujo desempenho é 128 milhões de vezes superior (numa estimativa grosseira) e contendo 7813 vezes mais de memória RAM que o Macintosh. Em 30 anos, é obra!
Era exactamente este o aspecto do ambiente de trabalho do Macintosh 128K
Uma das principais dificuldades de implantação que este computador encontrou foi precisamente a falta de programas adaptados a este novo tipo de ambiente gráfico. Um ano após o lançamento do Macintosh, a Apple lançou o Macintosh Office, um conjunto de programas de produtividade (processador de texto, folha de cálculo,…).
Para anunciar esse lançamento, a Apple repetiu a estratégia usada no ano anterior, estreando um anúncio num dos intervalos do “Super Bowl”, só que desta vez o resultado seria adverso. Os utilizadores não gostaram de ser comparados a Lemmings, aquelas criaturinhas que as lendas urbanas pintaram como suicidas:
Imagens: Wikipédia
Comentários