Porque a democracia não se pode esgotar nas mesas de voto

Leitura prévia recomendada: Pequeno manifesto sobre a minha participação nas eleições autárquicas


"O meu nome é David Caetano e sou candidato independente pela lista da CDU que, nas próximas eleições autárquicas de 29 de Setembro, irá concorrer à Assembleia de Freguesia da nova união de freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia Nova do Cabo e Aldeia de Joanes.

Aceitei este desafio com plena consciência não só da responsabilidade que ele acarreta, mas também das dificuldades e sacrifícios que implica. Não podia, contudo, perder a oportunidade de trabalhar para ajudar a construir o futuro desta comunidade que tanto significa para mim. Aceitei-o também porque acredito no valor dos membros desta lista e na sua vontade de trabalhar em prol dos cidadãos.

Vivemos um momento que é, para todos nós, da maior importância. A partir do próximo dia 29, as freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia Nova do Cabo e Aldeia de Joanes irão ser extintas, agregando-se num novo mapa de poder local, fruto do capricho de uma reorganização, feita num gabinete demasiado distante da nossa realidade. Os desafios que se levantam com esta reorganização, assim como os problemas que existiam e existem ainda, aliados à crise económica e financeira que o país atravessa, só poderão ser superados com dedicação de todos os cidadãos.

É indispensável que os nossos representantes nas autarquias saibam ouvir a população, de modo a atenderem da melhor forma às suas necessidades e dificuldades. Mais importante que qualquer ideologia partidária, são indispensáveis a disponibilidade e voluntariedade dos autarcas que no próximo dia 29 forem eleitos, mas não só.

É também fundamental que os cidadãos sejam exigentes para com os autarcas, reivindicativos até se a ocasião o exigir. Essa exigência é um ingrediente fundamental de uma democracia viva e participativa, que não se pode de maneira nenhuma esgotar nas mesas de voto. Só assim poderemos almejar construir uma comunidade mais forte, mais próspera e com mais e melhores condições de vida.

É esse o meu desejo e o desejo de todos os membros desta lista mas só o poderemos fazer com o seu voto. Por isso, no próximo dia 29 de Setembro, VOTE CDU!"

Comentários