A transumância está na ordem do dia!

Esta manhã era este o cenário em frente ao Museu Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco.
(Foto: Célia Domingues - Jornal do Fundão)

Prosseguiu hoje, em Castelo Branco, a grande Rota da Transumância, um projecto inter-municipal que arrancou no passado dia 1 de Maio e que pretende recuperar e dinamizar a memória das vias da transumância (a migração pastoril sazonal), que outrora ligavam as planícies a Sul da Gardunha com as encostas da Serra da Estrela, convidando os cidadãos a caminharem ao lado dos rebanhos. Esta é uma viagem que não será apenas uma sucessão de percursos pedestres mas sim uma viagem a um Portugal quase esquecido, uma homenagem à cultura e às tradições agro-pastoris das Beiras.


Castelo Branco, passagem pelo arco do Jardim do Paço.
(Foto: Célia Domingues - Jornal do Fundão)


O percurso foi dividido em várias etapas, não necessariamente contíguas, que irão sendo gradualmente cumpridas até ao próximo dia 19 de Maio, quando os rebanhos chegarem às Penhas Douradas, em pleno maciço central da Estrela. Até lá o programa será o seguinte:

Dia 3: Nossa Senhora de Mércoles - Castelo Branco
Dia 4: Lardosa - Soalheira
Dia 5: Soalheira (Rota da Pastorícia)
Dia 6: Alpedrinha - Fundão
Dia 10: Covilhã
Dia 11: Valhelhas - Fernão Joanes
Dia 12: Srª do Soito - Fernão Joanes
Dia 18: São Gabriel - Manteigas
Dia 19: Manteigas - Penhas Douradas.

Notável tem sido também o esforço na divulgação desta iniciativa. Por exemplo, no passado dia 30 de Abril, o programa televisivo matinal "Praça da Alegria" foi todo ele dedicado à Grande Rota da Transumância e contou com a participação de algumas caras bem nossas conhecidas.

Vale a pena saber mais no site oficial da iniciativa em www.transumancia.com e, já agora, rever a emissão do "Praça da Alegria" neste link http://www.rtp.pt/programa/tv/p29811/c115618/291440 (a partir dos 12 minutos, sensivelmente).

Comentários