Google Zeitgeist - Os termos mais pesquisados em 2012

Como sempre acontece, a Google divulgou os termos mais pesquisados em 2012 pelos cibernautas, num universo de mais de um bilião de referências, dividindo a informação por países e por categorias. 

As pesquisas mundias parecem decisivamente influenciadas pelos EUA, uma hegemonia apenas quebrada pela "intromissão" de algumas referências brasileiras e uma ou outra britânica, tendo valido neste caso a exposição inadvertida das maminhas da Kate Middleton, destronando sem apelo nem agravo os afamados glúteos da sua própria irmã. Deu-me um certo gozo traquina colocar a palavra "maminhas" a negrito mas, por outro lado, eu também precisava de arranjar aqui uma forma de captar a atenção dos leitores, levando-os a ler o resto do artigo.

TOP PESQUISAS NO MUNDO
Pesquisas gerais: Whitney Houston, Gangnam Style, Furacão Sandy
Imagens: One Direction (uma boys band irlandesa), Selena Gomez, iPhone5
Atletas: Jeremy Lin, Michael Phelps, Peyton Manning
Acontecimentos: Furacão Sandy, Fotografias da Kate Middleton (topless, pois claro!), Olimpíadas 2012
Pessoas: Whitney Houston, Kate Middleton, Amanda Todd
Filmes: Os Jogos da Fome, Skyfall, Prometheus
Programas TV: BBB12 (Big Brother Brasil 12), Avenida Brasil, Here Comes Honey Boo Boo
Artistas: Whitney Houston, Michael Clarke Duncan, One Direction
Electrónica de consumo: iPad3, Samsung Galaxy S3, iPad Mini
Linhas aéreas: Southwest Airlines, United Airlines, American Airlines


E Portugal?

A realidade portuguesa contudo, é bem diferente, havendo uma clara primazia dos assuntos "domésticos" em relação às "americanices", o que não é necessariamente um bom sinal, sobretudo se atentarmos à natureza de alguns dos termos pesquisadas. Um bom exemplo disso é mesmo o dos programas de TV em que a "Casa dos Segredos" surge em primeiro lugar, à frente de "A tua cara não me é estranha" e da novela Gabriela, programa que, pelo que foi possível perceber, tem feito muito sucesso, presumo eu pelo rigor da caracterização social e económica da época que retrata. 

Aliás, "Casa dos segredos" é mesmo o 2º termo mais pesquisado do ano em Portugal, logo atrás de "Euro 2012" e à frente de "Pingo Doce", facto que, sendo um indicador importante das preocupações dos cibernautas lusos, me deixa a mim um pouco preocupado. Imaginem o diálogo entre os membros de um casal heterossexual de classe média, no qual a mulher foi recentemente despedida da fábrica de têxteis onde trabalhava há 20 anos e o homem vive dias inquietantes no escritório desde que o patrão o começou a tratar de forma estranhamente delicada de há uns tempos a esta parte, após terem circulado rumores de insolvência.

Mulher - "Se calhar deveríamos começar a pesquisar ofertas de emprego na net porque não tarda nada vais para o olho da rua e o meu subsídio de desemprego também não vai durar para sempre. Em alternativa poderíamos informar-nos acerca dos incentivos para a criação do próprio emprego. Eu já ando de há uns tempos para cá a pensar em montar o meu próprio negócio, até porque sou jeitosa para a doçaria.".

Homem - "Agora não. Estou a efectuar uma pesquisa com o intuito de aceder ao sítio do programa televisivo da Casa dos Segredos na Internet, para ver aquela parte, que eu perdi ontem, na qual o Cláudio e a Jessica discutiram devido à atitude da Jessica em abraçar o Fábio e ainda para visionar as imagens a verde de edredões a abanar.". 

(Sim, confesso, fui obrigado a pesquisar no Google por "Casa dos Segredos" para compor este diálogo mas foi bom porque assim fiquei também a saber que a Mara perguntou à Alexandra se esta já alguma vez se tinha sentido atraída pelo Cláudio!)

Salienta-se, para finalizar, o verdadeiro trio apocalíptico que compõe os políticos mais pesquisados no Google: Cavaco, Relvas e Gaspar. Não há duvida que estes políticos entraram em definitivo no coração dos portugueses, no caso de Relvas provavelmente também no pacemaker.


TOP PESQUISAS EM PORTUGAL
Pesquisas gerais: Euro 2012, Casa dos Segredos, Pingo Doce
Pessoas: Luciana Abreu, Adele, Rita Pereira
Canções: Somebody that I used to kown, Gangnam Style, Vem ver os aviões
Programas TV: Casa dos Segredos, A tua cara não me é estranha, Gabriela
Filmes: Ted, Madagascar 3, Os Vingadores
Livros: Um homem com sorte, D. Maria II, As 50 sombras de Grey
Atletas: Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar
Clubes: Benfica, Sporting Porto
Atletas olímpicos nacionais: Gustavo Lima, João Monteiro, Telma Monteiro
Como...?: Como emagrecer, Como perder a barriga, Como ganhar dinheiro
Destinos de viagem: Madeira, Cabo Verde, Algarve
Comida/Bebida: Bolo de chocolate, Bolo de iogurte, petiscos 
Marcas de roupa: Zara, Bershka, La Redoute
Políticos: Cavaco Silva, Miguel Relvas, Vitor Gaspar
Aplicações: Facebook, Youtube, Dropbox




Comentários