Novas notas de Euro já a partir de Janeiro de 2013

Numa altura em que o euro anda pelas ruas da amargura mediática, o Banco Central Europeu prepara-se para lançar uma nova série de notas: a Série Europa. A ideia parece ser fazer uma lavagem de cara às actuais notas, reorganizando os elementos que actualmente encontramos nelas e acrescentando por outro lado mais alguns elementos de segurança.

Uma alteração significativa será a inclusão de um rosto humano nos elementos ópticos de segurança. Trata-se do rosto da deusa Europa, extraído de um krater, vaso que servia para misturar vinho com água, existente no Museu do Louvre.



As primeiras notas a ser alteradas serão as de 5 euros, sendo que as restantes serão alteradas depois progressivamente nos anos seguintes. A apresentação das novas notas será feita a 10 de Janeiro de 2013, esperando-se que as novas notas de 5 euros entrem em circulação a partir de Maio.

Embora fonte do BCE tenha afirmado que a simbologia das notas ser irá manter (portas e pontes, em diferentes estilos arquitectónicos), aqui pelo Blog do Katano acreditamos que as de maior valor terão países ditos... "periféricos" uma simbologia específica que deverá ser um lago de água fresquinha rodeado de palmeiras no meio de um deserto do Sahara, uma alusão ao clássico cliché das miragens, como estas notas sem dúvida serão.

Sabiam que têm no vosso computador sistemas de segurança para impedir falsificação de notas?

Armado em esperto, decidi ir à Internet buscar a imagem de uma nota de 500 euros com vista a fazer uma foto-montagem para ilustrar a ideia do oásis que mencionei atrás. Não consegui. Acabei, pelo contrário, por descobrir que o meu computador tem um sistema de segurança que impede a manipulação de imagens de notas bancárias. Eis a mensagem com que me deparei no programa que habitualmente uso para fazer tratamento de imagens:



"Então e no Paint?", perguntam vocês. Pois bem, no Paint não há aviso tão requintado mas apenas uma mensagem de erro dizendo que é impossível colar o conteúdo da memória do computador.

Imagens: Le Figaro,  Our Money

Comentários