Aproveitando a época natalícia, uma espécie de silly season emocional durante a qual as pessoas são muito mais sugestionáveis a mensagens sentimentais, Coca-Cola voltou a supreender ao lançar um anúncio publicitário que passa uma mensagem extremamente positiva e que não está a deixar ninguém indiferente, tanto os optimistas como os pessimistas, tanto os fãs como os do contra. E os restantes também.
O meu primeiro contacto com este anúncio aconteceu quando ao fazer zapping entre os canais em sinal aberto me deparei com ele a passar em simultâneo em 3 desses 4 canais. Estava lá tudo aquilo que a Meo descreve no seu Tema de Natal: o envolvimento emocional com a marca, o coro de crianças com ar fofinho para criar o sentimento de empatia...
Pessoalmente gosto do anúncio. A mensagem é bonita, extremamente positiva e cai que nem ginjas. No entanto, ver os noticiários, ler os jornais ou até falar com o vizinho do lado depois de ver este anúncio provoca em mim a mesmíssima sensação que me acometia quando, já lá vão uns anitos, eu acompanhava o meu pai a um qualquer café de aldeia e, tendo pedido uma Coca-Cola, era brindado pelo solícito proprietário do estabelecimento com uma Spur Cola. Afinal, presumo eu, para ele Cola era Cola e, apesar de não saber o que diabo era um "Spur", pelo menos sabia que não era Coca. Mas pronto, o que é certo é que aquilo que se vê não é um "Mundo Coca-Cola" mas sim um sucedâneo.
Apesar disso, repito, a mensagem é bonita e, bem vistas as coisas, o que estraga mesmo é precisamente a parte que diz "Coca-Cola" porque, convenhamos, o comportamento da multinacional difere um bocado da imagem corporativa que procura passar (leiam aqui e aqui, já agora). Ou seja, associar a marca à mensagem passada no anúncio é como ligar a Exxon ou a Shell à preocupação com a preservação com os recursos naturais que amiúde estas petrolíferas defendem também nas suas campanhas publicitárias.
Como disse no início do artigo, de todos os lados têm surgido reacções ao anúncio da Coca-Cola e, pelas redes sociais proliferam já versões "alteradas" com os mais variados propósitos, maior partes das vezes em jeito de denúncia. Para partilhar com vocês escolhi esta paródia em castelhano. Afinal, de negativismos já andamos nós fartos e não é preciso vir a Coca-Cola para nos fazer levantar a cabeça e perceber que, apesar de tudo, há muita coisa por que vale a pena sair de casa de manhã, pois não?
Foto: Old Ride
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