Sobre marketing viral - A hunter shoots a bear (Vídeo)

A manhã de hoje foi passada no Congresso de Hotelaria, na Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão. Para além da surpresa de ter sido informado à chegada que iria ser eu o apresentador de serviço (embora não comparável à surpresa sentida numa certa ocasião algures por volta de 2004 quando, numas jornadas de arqueologia, fui informado que fazia parte do painel de oradores), as apresentações foram extremamente interessantes.

Centradas essencialmente nas Redes Sociais e no papel fundamental que estas podem desempenhar enquanto ferramentas de negócios, as apresentações ajudaram a abrir alguns horizontes e a desmistificar o papel que de "ferramentas de improdutividade" com que geralmente aquelas plataformas são conotadas.

Falando de Marketing Digital, foi referido um dos seus canais: o Marketing Viral. Trata-se de uma técnica que procura cativar o público e explorar as redes sociais, criando conteúdos (vídeos, aplicações flash, etc...) que, pelo seu interesse, são sucessivamente partilhados, espalhando-se como se de um vírus se tratasse.


Há cerca de um ano, publiquei aqui um artigo sobre um vídeo sueco que foi um autêntico sucesso de marketing viral. Lembram-se? Entretanto o site onde ele se encontrava deixou de estar disponível mas o vídeo pode ser encontrado aqui.

Hoje, foi apresentado um outro exemplo que eu não conhecia. Trata-se de uma campanha da Tipp-Ex (alguns não-utilizadores ou utilizadores menos atentos de corrector poderão perguntar "Tip quê??!") que consiste num vídeo, no qual um caçador se confronta com a decisão de dar ou não um tiro num urso. Cabe inicialmente ao utilizador-espectador decidir se o caçador dispara ou não sobre o animal.

Em seguida, é-se redireccionado para um outro site no qual o caçador pede ao utilizador-espectador decida o que deve fazer ao invés de atirar no urso, sendo possível escrever a acção numa caixa de texto que surge para o efeito.

O primeiro vídeo está aqui:


Experimentem!

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