Maria Cavaco Silva: Declaração ao mais alto nível acerca de um vulcãozinho numa pequeníssima ilha


Retida em Praga, na República Checa, juntamente com o o seu marido, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, e o resto da comitiva que se encontra de visita àquele país, por causa do vulcão islandês que paralisou meia Europa, Maria Cavaco Silva dissertou para a comunicação social sobre a situação.

Num curioso uso de palavras, a primeira dama referiu que o que estava a acontecer era no fundo a demonstração do conceito de "Aldeia Global", tendo em conta que "um vulcãozinho, que talvez não seja assim tão pequeno quanto isso, numa pequeníssima ilha" estava a afectar meia Europa.

Não querendo de forma alguma estar a ser picuinhas nem implicativo, esta declaração deixou-me contudo com a pulga atrás da orelha e fui verificar alguns dados geográficos tendo obtido os seguintes números:

Área total da Islândia: 103.000 km2
Área total de Portugal: 92.090 km2

Pelos vistos, mesmo que seja de forma inconsciente, nem a Presidência consegue ser imune a este vírus, tão português quanto irritante, de encarar o nosso país com um confrangedor sentimento de inferioridade.

Fico no entanto curioso... Como se referiria a Primeira-Dama ao Hawai se o vulcão aí estivesse situado? Será que resistiria a usar a piada do prefixo "nano-mini-micro"?

Comentários