PS quer tornar públicos na Internet rendimentos brutos dos contribuintes

Parece que o PS está a preparar uma proposta para publicar na Internet os rendimentos e impostos dos contribuintes, naquilo que pretende ser uma medida de combate à corrupção.

Pergunto no entanto se isto terá algum cabimento. Não que eu tenha algo a esconder, muito pelo contrário. Todos os interessados em consultar as minhas últimas 5 declarações de rendimentos entregues ao fisco em formato PDF podem manifestar essa intenção via e-mail, indicando nome completo, morada completa, data de nascimento e juntando também uma composição de 40 linhas sobre o tema "A influência da poluição atmosférica na formação dos micélios e subsequente impacto no desenvolvimento das árvores de folha caduca".

A questão é que eu sempre acreditei ingenuamente que a corrupção está mais conotada com aquilo que não se declara do que propriamente com aquilo que se declara. Inclusive, tive a ocasião de analisar atentamente o modelo 3 e os seus demais anexos e garanto que em lado algum existe uma rubrica que refira "Rendimentos obtidos da prática de ilegalidades pelo sujeito passivo" nem mesmo "Rendimentos obtidos na forma de pagamentos não colectáveis de terceiros com fins de aliciamento e favorecimento pelo sujeito passivo".

Mas isto sou eu que não percebo nada do assunto.

Comentários