Paris... sem croissants! - 1

Antes de mais nada gostaria de alertar a malta do Katano que, as fotos estão com uma qualidade de caca por dois motivos, primeiro, tiveram de ser imensamente reduzidas para não explodir com o nosso belo bloguinho e, depois, a dada altura apercebi-me (dez minutos depois de começar a passear por Paris) que é, IMPOSSÍVEL, numa expedição onde os segundos são cronometrados para conseguirmos ver tudo (o que estava planeado, claro) não dá para estar com as "mariquices" (como chama a minha irmã) necessárias para tirar "aquela" foto.

Assim sendo, preparem-se para uma boa dose de fotos "á la turista" com tudo aquilo que eu mais ABOMINO numa foto, ou seja, tortas, com linhas de horizonte e pontos de fuga absurdos, cortadas, etc etc etc... AAAHHH!!! Convem não esquecer que numa cidade CHEIA de turistas a tirar foto a tudo que mexe se torna ainda mais impossível de fazer um bom trabalho... *inserir suspiro aqui* queria tanto ter tido tempo....

Explicações e mariquices à parte, vou dividir isto em várias postas senão... coitadinhos dos meus Kataninhos....


Sainte-Chapelle e Conciergerie

Uma aulinha de história: A Saint-Chapelle foi construída durante o Século XII por Luís IX com o propósito único de albergar as relíquias que este havia adquirido aos imperadores de Constantinopla, principalmente e sobretudo (perdoando o pleonasmo), aquela que se acreditava ser a coroa de espinhos de jesus cristo. Destas relíquias (cerca de trinta) dizia-se fazerem parte para além da coroa, a Imagem de Edessa, lascas da verdadeira cruz e até, gotas do sangue de Cristo. Um aparte engraçado é que pelas relíquias propriamente ditas, Luís IX pagou CINCO vezes mais que pela construção do edíficio. O edificio é disposto verticalmente em dois andares, no piso de baixo encontrava-se uma capela mais modesta frequentada pelo pessoal do palácio e no piso de cima a verdadeira explosão do luxo em versão "relicário".


Há 15 paineis de vitral e uma rosácea, cada um representando um passagem biblica desde a criação do mundo até à ressureição num total de mais de 1000 cenas representadas.


O painel central representava a paixão de cristo e ficava imediatamente por trás do cofre que albergava a colecção de relíquias (cofre esse que já não se encontra na capela por ter sido derretido durante a Revolução).

Muito do que se vê actualmente da Saint-Chapelle é fruto de um trabalho de restauro efectuado já durante o século XIX, visto que grande parte do edificio original foi destruído durante a Revolução Francesa de 1789.

Paredes meias com a Sainte-Chapelle encontramos a Conciergerie, que é um dos elementos resistentes nos nossos dias do antigo Palácio da Cidade de Paris. A Conciergerie, foi convertida em prisão estatal após Carlos I ter abandonado o Palácio já no século XIV, que ocupava o piso inferior do edifício sendo o piso superior ocupado pelo parlamento. Foi nas salas da Conciergerie que Maria Antonieta aguardou a sua sorte e só de lá saiu para o "espectáculo" da decapitação, aliás diz-se que durante a chama da "época do Terror" (durante a rev. francesa), cohabitaram na Conciergerie (ou na sala da morte, como era conhecida) mais de 2000 prisioneiros que conheceram quase todos os mesmo fim, a execução.


Hoje em dia a Conciergerie alberga o Palácio da Justiça Francês e está praticamente vedado ao público, mas a imponência do edifício pode ser constatado pela simples observação dos portões e da construção majestosa. Nas paredes exteriores do edifício encontramos aquele que é apelidado como sendo o "mais velho relógio de Paris" por ter sido o primeiro a ser instalado na capital em 1370, todavia o que encontramos no mesmo local hoje em dia data já do Sec. XVI.



E, cenas dos próximos capítulos: Notre-Damme, Louvre, Versalhes, Museu d'Orsay, Torre Eifel, Praça da Concórdia.... Não percam o próximo capítulo porque eu, também não!!! :p (se quiserem ver mais fotosinhas é favor dirigirem-se ao meu hi5, também lá não estão todas e estão no mesmo formato daqui, ou sejas reduzidas e sem mta qualidade mas sempre é mais qualquer coisita. As verdadeiras fotos "à la Monsieur Grrrraaande-Artist" irei colocá-las brevemente na minha página de fotografia, para quem ainda não sabe e possa tar interessado http://seteluas.deviantart.com)


Comentários