Controlar o computador e outros dispositivos apenas com o olhar

anteriormente aqui tinha falado do Magic Key, um fantástico projecto sediado no Instituto Politécnico da Guarda que constitui todo um novo mundo de esperança para pessoas que, por um motivo ou outro, se encontram fisicamente limitadas.

Em 2006 tive a honra de convidar o Eng. Luís Figueiredo, o criador e mentor deste projecto, para uma palestra aqui no Fundão e recordo-me que, na altura, após uma apresentação onde o orador ficou diante do computador, de braços cruzados, passando os vários diapositivos apenas com o piscar dos olhos, a plateia ficou completamente rendida.

Na semana passada tive o grato prazer de reencontrar o Eng. Figueiredo que, em conversa, me contou algumas das novidades do seu projecto, nomeadamente a relativa a um protótipo de uma cadeira de rodas controlada apenas com os olhos.

Ainda assim, a história mais fantástica que partilhou comigo foi a de Rosário Sarabando, uma senhora que, apesar de sofrer de Esclerose Lateral Amiotrófica, não se deixou abater pela doença e continua a viver e a relacionar-se com o Mundo de forma extremamente activa e exemplar. Se a forma emotiva como o Eng. Figueiredo fala da felicidade que a sua invenção desperta nos que dela beneficiam já por si é tocante, o relato na primeira pessoa que Rosário Sarabando partilha no seu blog, agora escrito inteiramente com o olhar, mais que tocar no coração de cada um, é uma verdadeira lição de vida e uma verdadeira inspiração.

Os meus parabéns ao Eng. Figueiredo e à Sra Rosário Sarabando.

Ficam aqui alguns vídeos do Projecto Magic Key.



Utilização do MagicHome com controlo de voz por utilizador real, para controlar TV e luzes do seu quarto de hospital.


Cadeira de rodas controlada apenas com o olhar. Basta olhar para onde se deseja ir e a cadeira deslocar-se ate lá.

Outros vídeos e reportagens disponíveis no site do Projecto Magic Key

Comentários