"Um monte de sarilhos"

Cautela com os amores; Pensem duas vezes antes de casar com um muçulmano...É meterem-se num monte de sarilhos. Nem Alá sabe onde acabam...


Depois do Cristiano Ronaldo durante dias (1º porque partiu um Ferrarri cujo valor o obriga a trabalhar durante três dias e depois porque ganhou um prémio que vai enriquecer bastante a conta da D. Dolores) seguem-se agora as declarações mais polémicas do momento: D. José Policarpo e a sua demonstração de intolerância com outras comunidades.

Todos sabemos a distância que separa a cultura católica da islâmica mas é inconcebivel (parece-me...) que sejam proferidas declarações xenófobas por um indivíduo que lidera uma instituição num país que cada vez mais é multicultural e que recebe (independentemente de bem ou mal) muitos emigrantes, e muitos deles muçulmanos.

Acredito que somos um país em mudança, em evolução de mentalidade, com o olhar posto nas relações do futuro, mas temos ainda um caminho vastissímo a percorrer. E depois, quando tentamos realmente ser tolerantes e viver em comunidade, demonstrando que estamos dispostos a mudar, eis que somos surpreendidos por declarações como estas, ditas por alguém que parece ter parado no tempo.

Foi mesmo uma questão que me chocou e serviu para começar o dia a reflectir sobre as diferenças dos povos mas a igualdade e sobretudo o respeito que devemos todos ter, uns para com os outros, e cada um na sua individualidade e diferença.

Comentários