Droga de vizinho...

As relações entre vizinhos constituem o paradigma de um equilíbrio que pode ser extremamente sensível, alternando entre o simples acto de pedir uma chávena de açúcar e o bater de uma vassoura no tecto com uma facilidade impressionante. Sei também de um caso em que um certo e determinado vizinho foi bater a uma certa e determinada porta, de uma certa e determinada fraternidade, empunhando uma faca do mato e não se coibindo de salientar que tinha tido um papel activo na Guerra do Ultramar...

As situações de conflito são, por vezes, motivadas por casos tão insólitos, que surgem dúvidas sobre haver ou não motivo para reclamação e também é por vezes algo constrangedor saber como abordar um vizinho para fazer essa mesma reclamação.

Cito como exemplo o caso dos meus vizinhos do andar situado por cima do meu, nos saudosos tempos da Rua da Cale, que alternavam com uma velocidade incompreensível entre um verdadeiro arraial de pancadaria e uma quente sessão de expressão de amor (um pouco como o que se refere aqui), durante a qual a senhora invocava todos os santos do panteão da Cristandade (aliás creio que ela só mudava o registo na altura em chamava pela sua mãe quando atingia o clímax).

Claro que o meu vizinho de baixo, na mesma época, notoriamente um admirador da obra de John le Carré e Ian Fleming, também era uma verdadeira personagem.

O caso que a seguir apresento, gentilmente enviado pelo camarada Varela, é contudo um pouco diferente. Trata-se de um testemunho de um condómino descontente, obtido no fórum de um portal de gestão de condomínios, e merece ser lido, tanto pela razão da queixa como pelas respostas que ela gerou no fórum.

"Boa tarde,

Venho aqui para questionar o seguinte:

Moro num 6º andar, e todos os dias à noite, depois do jantar, sinto o cheiro a ganza. Por vezes abro a porta da varanda, e lá vem ele - o cheiro do chamom. O meu vizinho de baixo tem este ritual - asseguir ao jantar, vai para a varanda drogar-se

Será que posso fazer alguma coisa contra isto?

É que tenho receio de também ficar drogado.

Obrigado e bom ano para todos

Comentários