Aeroplano - O filme

Há uns tempos atrás, em meio aos muitos comentários que aqui se vão produzindo diariamente, fez-se referência ao filme Aeroplano. Trata-se de uma comédia escrita e realizada nos anos 1980 pelos irmãos Zucker e por Abrahams, uma dupla que produziu uma apreciável série de comédias non sense (Ases Pelos Ares, Onde pára a Polícia,...), que alegrou muitas das minhas tardes e serões (se calhar mais tardes que serões já que eu era um catraio cumpridor do "recolher obrigatório" nocturno).

Infelizmente os argumentistas acabaram provavelmente por sofrer uma espécie de esgotamento, facto que explica a recente série dos Scary Movies.

Contando com um elenco de luxo formado por Peter Graves, Leslie Nielsen, o mítico basquetebolista Kareem Abdul-Jabbar, Lloyd Bridges, entre outros, o filme constituía uma sátira a vários filmes, séries e sketches publicitários, satirizando particularmente um cliché a que o cinema recorre de forma sistemática: em caso de fatalidade da tripulação, há sempre alguém, entre os passageiros de um avião comercial, habilitado a pilotá-lo ainda que nunca tenha sequer pilotado um avião-baloiço activado por uma moeda de 1 euro.

Aqui fica o trailer do filme:



e aqui fica uma cena que me tocou particularmente e que recordo sempre que a máquina de café não funciona no emprego.


Comentários