Amália Rodrigues, filha do Fundão

A Rua Marquês de Pombal, antiga Rua dos Galegos. Numa destas casas nasceu Amália Rodrigues


Segundo a opinião geral, orientada também pela informação constante no Bilhete de Identidade da falecida cantora, Amália Rodrigues terá nascido em Lisboa, na Rua Martim Vaz a 23 de Julho de 1920, sendo descendente de beirões, exactamente do Fundão.

A verdade é contudo bem diferente pois, Amália Rodrigues, ou melhor, Amália Rebordão Rodrigues, filha de Lucinda Rebordão e Albertino Rodrigues, nasceu no Fundão, numa casa da Rua dos Galegos, actualmente muito degradada, rua rebaptizada pelo Estado Novo de Rua Marquês de Pombal. A família Rebordão, do lado da mãe de Amália, tem raízes em Souto da Casa, freguesia do Concelho do Fundão, sendo que, o avô de Amália trabalhava como ferreiro nesta aldeia, fazendo "brochas", pequenos pregos de cabeça redonda que eram aplicados nos sapatos para evitar o desgaste das solas.

Na Igreja Matriz do Fundão encontra-se a certidão de baptismo de Amália, documento que foi publicado também no Jornal do Fundão após a morte da cantora, e tenho também conhecimento que o investigador J. Salvado Travassos terá mesmo descoberto uma certidão de nascimento.

Em Lisboa, de acordo com o testemunho de José Filipe Duarte Gonçalves, sobrinho/neto de Lucinda Rebordão, em Lisboa apenas terá nascido a irmã de Amália, Odette, para além de uma outra criança que faleceu.

Comentários