Saldo da pausa pascal - Part Deux

Moinho de Vento junto à praia da Areosa. Os mais interessantes, por terem sido reconstruídos e estarem em perfeito estado de funcionamento situam-se em Montedor.

Pias Salineiras cujo uso se inicia ainda na Idade do Ferro (aprox. 500 a.C.) e continua até à Idade Média. Estas situam-se na Praia de Fornelos.

Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Montedor e actualmente em ruínas. Não foi possível encontrar a Capela de Nossa Senhora do Sucesso Assim-Assim, nem a de Nossa Senhora do Mau Sucesso, não tão pouco a de Nossa Senhora do Sucesso Inútil, contudo esta já é um exemplar interessantíssimo. Perto dela, num painel rochoso de um quintal, é possível distinguir gravuras rupestres essencialmente cruciformes que, tendo origem pré-histórica, podem ter sido readaptadas já em época cristã.


Exemplar muito particular de um moinho do Séc XIX: o Moinho do Marinheiro, único exemplar de moinho com velas trapezoidais em madeira (faltam as tábuas a colmatar os espaços que se veem) a funcionar em Portugal. A vista que se depara a partir deste local é magnífica.


O mar junto à praia de Fornelos. Ainda nesta praia é possível encontrar gravuras rupestres para além das pias salineiras. Um sítio ao qual voltaremos sem dúvida com mais tempo.

Comentários

Paulinha disse…
Paisagens espectaculares!
Só para saberes em Chãs de Tavares - Mangualde existe uma Capela da Senhora do Bom Sucesso e não está em ruinas!!
Ana disse…
Não posso deixar de aproveitar este texto para promover a minha linda terra. :)

Caros leitores deste blog maioritariamente beirão que ainda não conhecem as particularidades e os encantos do Alto Minho, não deixem de visitar esse humilde extremo noroeste de Portugal. Serão concerteza bem acolhidos pela tradicional simpatia minhota! :)
David Caetano disse…
Então mas afinal...??? Já chega de beirões pelo Minho, também precisamos deles na Beira :P

Em relação ao Minho, só acho mal fazerem festas como a da queima do Judas e o Sr Judas nem sequer aparecer por causa da chuva... de resto, GRANDE CATEGORIA!!
David Caetano disse…
Olá Paulinha!!

É sempre bom ter-te por cá. :) A designação de "Bom Sucesso" acaba por ser frequente mas nem por isso deixa de ser curiosa ;) Um exemplo bem conhecido de uma adjectivação do género é a do Bom Jesus, não vá ele ser confundido com o Mau Jesus, o Jesus Assim-Assim ou com o Jesus-Que-Às-Vezes-Acorda-Com-Os-Pés-De-Fora-E-Ninguém-O-Atura.