LOL e Lloret del Mar...

Este é apenas um pequeno apontamento sobre uma intervenção brilhante de alguém, durante uma conversa acerca de expressões introduzidas na língua portuguesa, e que começam a ser comummente utilizadas.

De entre as expressões de que se falava, alguém mencionou o lol.
É importante relembrar que, diz-se por aí, lol é um acrónimo que advém da língua inglesa e que significa "laughing out loud" e que é muito usado sobretudo na internet, nomeadamente em programas como MSN, por exemplo, embora já se use na oralidade.

Mas, no meio desta discussão sobre onde se usa e de onde surgiu, alguém afirmou (convictamente e argumentando que se informou em revistas especializadas, com uma expressão incrédula na cara sobre as barbaridades que ouvira até ao momento): "Como?? Errado. A expressão lol começou a ser usada pelos jovens que passavam as suas viagens de finalistas em Lloret del Mar, fazendo assim uma alusão a este local (note-se que as iniciais estão lá) e ao período em que se divertiram por lá com os colegas."

Perante esta argumentação, fez-se silêncio... O ar incrédulo mudou para outras caras. Mais ninguém resolveu acrescentar absolutamente nada, ficando sem qualquer outra coisa a dizer sobre o assunto (como vocês estão agora).

Lamento a banalidade deste assunto, que nada tem a ver com ratazanas, peões indignados ou litros de leite bohemia... Mas foi o que se arranjou, para esclarecer essas mentes enganadas quanto à origem da expressão. É caso para...LOL!

Comentários

David Caetano disse…
Bom na verdade, corria o ano da Graça de 1995 e dava eu os meus primeiros passos no IRC (Internet Relay Chat), quando a Velha Guarda (designação carinhosa referente à malta que compunha o grupinho do qual eu fazia parte), se reuniu no bunker (a.k.a. Sala da Direcção da Associação de Estudantes) para debater um problema que nos afligia a todos: como dizer em poucos segundos a expressão recorrente: "Ena pá estou agora aqui a rir-me imenso derivado destes comentários que acabámos aqui de trocar e aliás, creio que já não me ria assim tanto desde os últimos comentários também eles bastante engraçados que trocámos agora há pouco".

Claro que as línguas maldosas não perderam tempo em apontar o dedo acusador na nossa direcção e de forma vilependiosa e difamatória quiseram denunciar tudo aquilo como mais uma desculpa para virar umas Bytes de laranja ou limão.

Recordo-me que, a Bytes tantas, creio que o Carrôlo, ou alguém igualmente feio e embriagado, propôs que se adoptasse a expressão LOL que na altura era usada de forma recorrente para designar férias em Lloret del Mar.

De maneira que, LOL="Ena pá estou agora aqui a rir-me imenso derivado destes comentários que acabámos aqui de trocar e aliás, creio que já não me ria assim tanto desde os últimos comentários também eles bastante engraçados que trocámos agora há pouco" foi inventado por nós.


PS - Se essa pessoa que referiste pode inventar uma história dessas para justificar a expressão LOL eu não me vou ficar atrás :P
David Caetano disse…
Agora mais a sério, a expressão LOL também é conotável com "Lots Of Laughs".

Da mesma forma existem variantes, a saber:

ROTFL ou ROFL = "Rolling On The Floor Laughing"

ROTFLOL = "Rolling on the floor laughing out loud"

BWL = "Bursting With Laughter"

LMAO = "Laughing My Ass Off"

ROTFLMAO = "Rolling on the floor laughing my ass off"

ROTFLOLPIMP = "Rolling on the floor laughing out loud, pissing in my pants"

e claro, a expressão bem tuga:

LOLADA = "Acto de LOLar"

Parece mentira mas não é!
Anónimo disse…
Bonitos anos esses do #condado *suspiro*

E esse "LOLADA" soa-me deveras familiar, acho mesmo que, deriva de um dialecto portuense mto particular de nome "LILIANÊS" mas pode ser que esteja equivocada e seja referente a uma qualquer viagem a Porto de Galinhas ou a qualquer outro destino paradisíaco e desinteressante das viagens de finalistas ;p

*
David Caetano disse…
Lolada vem de Lousada, outrora um destino paradisíaco de férias.
Anónimo disse…
Fogo.... a minha ignorância ultrapassa-me... Valham-me mentes iluminadas como a tua :p