Caça ao mito - I

Recebi hoje um e-mail com a seguinte imagem e conteúdo:



Kathy Evans, residente em Idaho, trouxe a humilhação para os seus amigos e famí­lia quando inaugurou uma nova escala de estupidez com a sua aparição no popular show de TV "Quem quer ser milionário".

Evans, uma esposa e mãe de 2 filhos de 32 anos, ficou presa logo na 1ª pergunta. Os fãs do programa dizem que ela conseguiu fazer o pior uso de sempre das suas ajudas. Depois de ser apresentada à apresentadora do concurso Meredith Vieira, Evans assegurou que estava pronta para jogar, e foi-lhe feita uma pergunta extremamente simples de 100$. A pergunta era:

Qual é o maior dos seguintes elementos?
A) Um amendoim
B) Um elefante
C) A Lua
D) Hey, a quem é que estás a chamar grande?

Imediatamente a Sra. Evans foi tomada pelo pânico assim que percebeu que esta era uma questão à qual efectivamente não sabia responder. " Hum, eh pá... esta é difícil" disse Evans, enquanto Vieira fazia o seu melhor para esconder a sua incredulidade. " Quer dizer, tenho a certeza que já ouvi falar de algumas destas coisas antes, mas não tenho ideia dos seus tamanhos".

Evans decidiu usar a 1ª das suas ajudas, o 50/50. As respostas A e D foram retiradas, deixando por decidir qual seria maior, um elefante, ou a lua. Contudo, Evans continuava com poucas certezas. " Oh retirou as duas para as quais me inclinava!" exclamou Evans. " Que chatice, acho que é melhor ligar a uma amiga".

Usando a 2ª das suas ajudas, a senhora Evans pediu para ligarem à sua melhor amiga Betsy, uma empregada de escritório. "Olá Betsy! Tudo bem? É a Kathy! Estou na TV!" disse Evans, desperdiçando os primeiros 7 segundos da chamada. " Ok tenho uma pergunta importante. Qual dos seguintes elementos é o maior? B Elefante, ou C a Lua? Tens 15 segundos." A Betsy rapidamente disse que a resposta certa era a C é " Lua.

Evans continou a conversar com a amiga nos 10 segundos seguintes. " Vá lá Betsy tens a certeza?" Disse Evans. " Quanta certeza tens? Não pode ser essa." Para o espanto de todos a monga Evans declinou a ajuda da sua amiga. " Não sei se posso confiar na Betsy. Ela não é assim tão inteligente. Acho que vou pedir a ajuda do público" diz Evans.

O público respondeu 98% a favor da resposta C é" Lua. Tendo usado todas as ajudas, Evans tomou a escolha mais burra da sua vida. "Uau, parece que toda a gente está contra o que eu estou a pensar" disse a estúpida Evans. " Mas sabe, às vezes temos que seguir o nosso palpite. Vamos ver! Para a pergunta de qual é maior, o elefante ou a lua, eu escolho a B é " Elefante. É a minha resposta final". Foi então dito a Evans que estava errada, sentada perante a audiência embasbacada, e que a resposta certa era de facto, C é " A Lua.


Se calhar não temos porque nos espantar.
Afinal este é o paí­s onde Bush foi eleito, e por 2 vezes... ;)



Desmistificação:


Se é certo que eu adoraria que esta história fosse verdade -até porque concordo em absoluto com a ideia da última frase-, ainda assim achei suspeito dado o facto de 99% da informação que nos chega através de e-mails reencaminhados ser falsa.

Sendo assim, fiz uma pequena pesquisa no instrumento universal de referenciamento de mitos cibernáuticos - o Google -, e descobri (sem grande supresa) que se trata de mais um mito urbano.

A história é retirada deste site: http://www.bsnews.org/articles/135, que é uma espécie de edição electrónica de um jornal de casos insólitos, não necessariamente verídicos, com propósitos humorísticos. Aliás, o próprio site tem na sua descrição a seguinte frase:

"DISCLAIMER: BSNews.org, and all it's contents, fall under the category of Satire and Parody. Don't take any of this bullshit seriously, ok? In other words, NONE OF THIS IS REAL! Understand? Good."

Se mais dúvidas houvessem, aqui fica o sítio de onde a imagem original foi retirada e, já agora, cá está ela.

A senhora afinal chama-se Fiona Wheeler e respondeu acertadamente à pergunta sobre qual era o nome mais vulgarmente usado para designar a traqueia ao que esta, uma fã da série "Casualty", ao que parece, uma espécie de "E.R.", respondeu acertadamente.

Pensem bem na próxima vez que decidirem espalhar notícias infundadas sobre senhoras de respeito cujo sonho é, segundo o site, tomar banho em chocolate.

Comentários

Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.