Erro de cálculo...


Um erro de cálculo é o nome que se dá a uma situação em que alguém, por estupidez, por ingenuidade ou por ingnorância... ou tudo junto, usa um determinado método de acção com vista a atingir um objectivo com resultados desastrosos. No fim, perante uma situação de irreversibiliade de fracasso consumado, fica sempre bem dizer que se cometeu um erro de cálculo.

A história está cheia de bons exemplos de erros de cálculo: a Invasão da Rússia por Hitler mesmo sabendo do erro de cálculo de Napoleão 150 anos antes, a tentativa de Colombo em chegar à Índia, a contratação de Beto e Moretto por parte do Benfica, etc, etc, etc...

O erro de cálculo mais recente de que tive conhecimento foi-me dado a conhecer pelo Telejornal da SIC na semana passada, durante a transmissão de uma notícia sobre um incêndio num prédio em Paris, incêndio no qual faleceram algumas pessoas.

Na reportagem, uma mulher parisiense vizinha do local da tragédia, dava o seu testemunho ao jornalista, contando com voz embargada como tinha assistido a um episódio particular desta tragédia:

"A mulher estava à janela a gritar e nós dissemos-lhe para saltar porque as chamas já estavam perto dela. Ela não queria mas nós continuámos a gritar-lhe para saltar até que finalmente ela saltou. Infelizmente, parece que era alto demais e... enfim... foi horrível!"

Isto meus amigos, é um genuíno erro de cálculo.

Comentários