O pequeno Tobias

Ontem curei a minha mania de achar os morcegos um bicho repelente quando me vi na obrigação de salvar um. O pequeno Tobias tinha ido parar não sei bem como ao corredor do Inftur e os alunos olhavam para ele, ali encolhido e imóvel junto ao tecto, enquanto o tentava atingir com os mais variados objectos.

Confesso que me custa compreender essa obsessão que as pessoas têm em tentar "abater" todo o tipo de animal ao qual estão pouco habituados.

Como eu dizia, por milagre o pequeno Tobias conseguiu segurar-se firme e, após um estridente chamamento que em instantes esvaziou o corredor, fiquei sozinho a olhar para aquele tufo minúsculo de pêlo e decidido a salvá-lo daquela turba. Com algum engenho adquirido após alguns minutos de tentativas infrutíferas, consegui finalmente apanhar o Tobias e coloquei-o cuidadosamente dentro de uma caixa que depois fui guardar, cuidadosamente, dentro do armário dos equipamentos informáticos da escola uma vez que a pobre criatura nem se mexia devido ao frio.

Com a chegada da noite, decidi finalmente devolver a liberdade ao Tobias e para isso peguei na caixa onde estava a criatura que tanta comoção havia causado ao longo do dia e dirigi-me para o exterior.

Ali, abri a caixa e esperei. Hesitante, o pequeno Tobias rastejou para fora da caixa tentado perceber o porquê daquela súbita agressão gélida e como que tentando perceber o como é que subitamente se abria um espaço tão vasto à sua frente.

Finalmente levantou em vôo rasante e descreveu alguns círculos irregulares antes de ganhar altitude e se perder na noite. O Tobias estava novamente a cumprir o plano que a Natureza lhe reservava.

Amanhã esperam-me com certeza alguns comentários jocosos relacionados com este episódio. Não espero outra coisa. Aposto que alguns vão ser muito semelhantes aos que os meus pais proferiram quando, há uns anos atrás, capturei uma cobra que se havia introduzido em casa e depois lhe devolvi a liberdade.

Boa sorte Tobias!

Comentários

Anónimo disse…
Morcegos? Não nos damos mt bem... Desde q andei a fugir d um c um tapete na cabeça...:)