Assim se contribuiu para a limpeza da Serra da Estrela

Porque o Geocaching não é apenas um passatempo (ver aqui), um grupo de meia centena de praticantes desta actividade juntou-se no último Domingo no ponto mais alto de Portugal Continental, para uma operação de limpeza da zona envolvente da Torre e nem o forte vento e a baixa temperatura foram suficientes para desanimar os participantes.

Tratou-se de um evento C.I.T.O. (Cache In Trash Out), um evento no qual os participantes, muitas vezes sem se conhecerem, marcam encontro num local determinado e, chegados aí, dão o seu contributo para melhorar o local, recolhendo o lixo que por aí se encontrar espalhado. Este tipo de evento insere-se no espírito de consciencialização ambientalista promovido pelo Geocaching. Este evento foi organizado por alguns geocachers da região e teve algum apoio por parte da Câmara Municipal de Seia, que cedeu os sacos destinados à recolha do lixo.

A Torre é um dos pontos mais maltratados da Serra e onde o impacto ambiental do elevado afluxo de turistas mais se faz sentir. A facada mais profunda foi mesmo a própria instalação do "centro comercial" no local, algo que não conheço de mais nenhuma paragem. O resultado é a acumulação de lixo (especialmente plástico e vidro) um pouco por todo o lado, numa demonstração de falta de civismo e também de falta de respeito por este sítio tão emblemático do nosso país.

Depois deste fim-de-semana, graças ao espírito de missão de uns quantos, pelo menos um cantinho da Serra ficou mais limpo e foi para mim um enorme prazer poder participar nesta iniciativa. Venham mais!










Comentários