Segundo a Wikipédia, as Vuvuzelas vendem-se na Galp


A
Wikipédia tem sido de há uns tempos a esta parte, uma fonte privilegiada de informação para os cibernautas, especialmente estudantes, que não raras vezes recorrem ao Copy+Paste descarado desta enciclopédia colaborativa para os seus trabalhos escolares (com a devida conivência dos professores). Mas será a informação realmente válida?

Muito se tem discutido acerca da credibilidade da Wikipédia no que à consistência e veracidade da informação disponibilizada diz respeito. Pessoalmente, estou habituado a olhar com desconfiança para a Wikipédia, usando-a mais como fonte de referências do que propriamente como fonte de informação de forma directamente proporcional à importância daquilo a que se destina a minha pesquisa.

Por exemplo, no que à História de Portugal diz respeito, a Wikipédia deve ser encarada com extrema cautela até porque a maior parte dos seus revisores são brasileiros. Após a ridícula polémica do vídeo de Maité Proença, este facto ganhou ainda mais relevância.

Em suma, o busílis da questão é: sendo a Wikipédia uma enciclopédia colaborativa em que qualquer pessoa pode participar, quem verifica a consistência e coerência daquilo que é introduzido?

Hoje tive mais uma pequena surpresa ao querer saber qual era o nome das cornetas que a Galp está actualmente a distribuir no âmbito do Campeonato do Mundo e que um meu vizinho fazia soar no prédio com entusiasmo. Segundo a Wikipédia, apesar das dúvidas quanto à origem do nome Vuvuzela, que é o nome dessas cornetas, o que é certo é que as mesmas estão à venda na Galp. Ora vejam (cliquem para aumentar):


Entretanto, parece que a original adição ao artigo já foi removida.

Comentários