Porque é que o peixe é um símbolo cristão?


Há dias, durante uma conversa, veio à baila o significado do termo latino "Icthus": peixe. A esse respeito, lembrei-me de um artigo que li há uns anos atrás numa revista (a Science & Avenir ou a Science & Vie) que explicava o porquê de o peixe ser usado como um símbolo cristão.

Nos primeiros tempos do Cristianismo, quando este não passava de uma seita ilegalizada no seio do império romano, havia necessidade de manter o máximo de secretismo para evitar que os seus membros fossem alvo de perseguição e de prisão. Assim, os locais de reunião eram mantidos em segredo e mudavam constantemente, havendo necessidade de arranjar uma forma de avisar todos os fiéis sobre onde seriam as próximas assembleias.

As comunidades cristãs gregas adoptaram então o símbolo estilizado de um peixe, ICHTHYS em grego (ΙΧΘΥΣ), que era gravado nos locais onde iriam acontecer as próximas reuniões. Este símbolo não foi escolhido ao acaso pois, para além de ser um símbolo funerário em uso na região naquela época (por volta do séc. I) também as letras da palavra Ichtys (Iota, Chi, Teta, Epsilon e Sigma) constituíam um acrónimo para "Jesus Cristo Filho de Deus Salvador".

Também era usado um outro símbolo resultante da sobreposição destas letras mas o peixe foi sem dúvida o símbolo mais usado pelos cristãos até à adopção da cruz.


Imagens tiradas daqui e daqui

Comentários