Digam mal dos serviços médicos de hoje...

Tive há tempos a oportunidade de visitar uma interessante exposição sobre Anestesiologia e que esteve patente nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Foi uma experiência fascinante que me permitiu fazer uma incursão numa área que não é a minha, constatando a evolução que os recursos usados na medicina sofreram uma evolução incomparável no último Século, o que, por si, não será de espantar visto que para os avanços nesta área muito contribuiram as duas últimas Grandes Guerras, especialmente a 2ª.

Desde equipamentos de apoio à ventilação, com especial destaque para um impressionante "pulmão de aço", até equipamentos de diálise, passando por diverso equipamento de anestesia, foi possível passar por diversas épocas e diversas áreas da medicina. Curiosos, foram contudo os seguintes itens por motivos diferentes:


Cadeira para extracção de amígdalas
O paciente era amarrado de pés, mãos e cabeça à cadeira e fazia-se uma extracção "A frio" das amígdalas


Ambulância
Terá servido para o transporte de doentes da Guarda para o Hospital de Pinhel em época que apenas se pode conjecturar (Finais de Séc XIX? Início de Séc XX?). Era tripulada por 3 ou 4 bombeiros.


Agradecimentos à melhor guia e fotógrafa do Mundo, a minha Ana.

Comentários