Histórias da II Guerra Mundial

Tive nos últimos tempos a oportunidade de (re)ler um livro intitulado "Secret Weapons of the Luftwaffe", dedicado à aviação militar na Europa durante a II Guerra Mundial, especialmente sobre a aviação dos EUA, do Reino Unido e da Alemanha, a mítica Luftwaffe. Tinha-o lido pela última vez há alguns anos atrás, era eu um jovem imberbe e inocente e, a páginas tantas, duas histórias curiosas chamaram a minha atenção:

A anti-aérea alemã

O início da campanha massiva de bombardeamento da Alemanha pelos EUA foi marcado pela tremenda falta de pontaria da artilharia anti-aérea alemã e deu inclusive origem a uma piada de caserna entre o exército alemão. Contava-se que um soldado que fora condenado à morte, pôde escolher a forma como iria morrer e sendo assim, pediu morte por tiro da artilharia anti-aérea tendo sido amarrado no alto de uma torre à frente dos seus carrascos.
Três baterias de anti-aérea dispararam contra o prisioneiro alemão durante três semanas. Quando finalmente foram recolher o cadáver constatou-se que o condenado havia morrido à fome.

imagem retirada do site World War II Guide


A simpatia checa

No decurso de uma missão, um bombardeiro B-17 aliado chamado "Tondelayo" foi atingido várias vezes pela anti-aéra alemã, que pelos vistos, terá a certa altura melhorado imenso a sua pontaria. Ainda assim, conseguiu voltar para Inglaterra e aterrar em segurança. Tratava-se de um avião quadrimotor para missões de longo curso extremamente robusto que era conhecido como "Fortaleza Voadora" pela forma como conseguia suportar danos tremendos e capaz de voar inclusive com apenas 1 motor operacional.
Quando aterrou, foi feita uma avaliação de danos ao avião e, pasme-se, foram descobertas 11 munições não deflagradas nos depósitos de combustível do bombardeiro! Tivesse uma apenas explodido, e o avião ter-se-ia imediatamente desintegrado.
Um inspecção mais minuciosa às munições revelou que nenhuma delas continha uma carga explosiva e numa delas foi encontrado um papel enrolado com uma mensagem em checo que dizia "Isto é tudo o que podemos fazer por vocês de momento".

imagem retirada do site da Wright-Patterson Air Force Base

Comentários