Exposição "MEMÓRIAS DO VALE" - 3ª Etapa


O "Memórias do Vale" consiste num projecto expositivo de materialização da memória colectiva de uma pequena aldeia voltada para a Serra da Gardunha e que hoje, à semelhança de tantas outras aldeias se encontra em processo de desertificação. Da arqueologia às lendas e aos mitos, da arquitectura tradicional à economia rural e equipamentos comunitários que fazem parte do legado desta comunidade, contam-se as histórias das gentes que com o seu labor transformaram a paisagem ao longo de séculos e fizeram deste vale, um vale de memórias.

Quem hoje visita a aldeia de Vale de Urso dificilmente consegue imaginar o centro de vida e actividade que, no seu auge, na transição da década de 1940 para a década de 1950, chegou a ser. Aqui nasceram, viveram e morreram agricultores, pastores, carpinteiros, pedreiros, mineiros e ferreiros que nas encostas deste vale escreveram histórias de verdadeiro heroísmo perante a adversidade.

Aqui se instituiu também o ensino primário na década de 1930 onde, até à sua extinção na entrada para a década de 1990, se contabilizaram mais de 700 matrículas. Sob a égide do Estado Novo, o ensino primário adquiria uma importância vital, tanto como veículo de propaganda do regime como também pela sua missão básica de dotar os cidadãos de uma instrução elementar numa altura em que o analfabetismo constituía uma verdadeira praga social.


A Exposição

Esta exposição, design de Catarina Marques e fotografia do nosso fotógrafo residente, o Xamane, esteve patente pela primeira vez em Agosto de 2008 no antigo edifício da Escola Primária do Vale de Urso, tendo-se depois mudado em Novembro do mesmo ano para o Souto da Casa, sede de freguesia.

Agora cumpre finalmente a sua 3ª etapa, estando a partir de segunda-feira e até 26 de Fevereiro de 2010 patente na sala de exposições temporárias do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, no Fundão.

A partir de Fevereiro, entrará numa outra fase onde dará origem a vários materiais e fontes de informação que serão disponibilizados desde a Internet até micro-exposições ao vivo em alguns locais do Concelho do Fundão.

Para já estão todos convidados a marcar presença na próxima Segunda-feira às 18h no Museu Arqueológico José Monteiro para a abertura oficial da exposição. Espero a vossa visita!

Comentários