Os fornos de olaria da aldeia de Telhado


Na aldeia de Telhado, concelho do Fundão, é ainda possível encontrar alguns fornos tradicionais de olaria, sendo que o mais antigo (em primeiro plano na foto), de cuja utilização já não há memória entre os habitantes com quem falámos, poderá ter cerca de 200 anos.

Os mais recentes, de utilização privada e que cessaram o seu funcionamento nos anos 80, encontram-se contíguos ao da foto (são visíveis as suas chaminés na foto) e deixam apenas adivinhar a vitalidade da sua actividade e a agitação das pessoas à sua volta que, no acto de cozedura das peças, ali permaneciam em vigília durante noites inteiras.

Abaixo podem visualizar duas panorâmicas virtuais a 360º (QTVR) que construí na recente visita ao local. Para correcta visualização deverão ter instalado o Adobe Quicktime. Não sei se a visualização dos QTVR é compatível com todos os browser por isso, se alguém tiver problemas na visualização, peço que me avise.

Clicar e arrastar na imagem para visualizar panorâmica














Está então dada a resposta ao desafio proposto anteriormente. Pelo menos concluíram que se tratava de um forno. Nada mau... :P

Comentários