Ai ai, Sr Morais Sarmento...

Numa pesquisa pela Blogosfera, encontrei, quase por acaso, (mais) uma das muitas fotos da minha autoria que foram usadas em diversos sites e blogs sem pedido de autorização ou, no que seria perfeitamente aceitável, sem a devida referência à fonte/autoria.


Desta vez fiquei surpreendido contudo por ter sido indevidamente usada por quem foi, já que se trata de alguém com um nome relevante na cena política nacional, o ex-deputado Nuno Morais Sarmento.


Aparentemente o Sr Nuno Morais Sarmento no seu blog de campanha às Legislativas de 2005, achou que a fotografia tinha qualidade para dar mais interesse ao seu blog e, vai daí, toca a "copiar e pastar" a dita foto sem dó nem piedade, num artigo onde se lamenta por não ter conseguido passar pela Aldeia de Joanes devido a uma gripe, usando a foto em questão para expressar o seu pesar por aquilo que tinha perdido ao anular essa etapa da sua campanha.

Começo tristemente a deixar de me surpreender com estas situações dada a sua frequência e dimensões.

Já em Abril de 2000, o jornal Terras da Beira, pelos dedos de uma sua estagiária, publicou uma notícia que resultou da cópia integral de parte do texto de um site que mantive durante uns anos sobre o monumento Centum Cellas, sem que tivesse feito referência à fonte.

Mais tarde, um site sobre uma localidade beirã fez cópia integral do design de um outro site meu, nem se preocupando em remover certas linhas do código HTML que referiam o meu nome. Vá lá que o autor, ao contrário do jornal TB, pediu desculpa quando confrontado com o... "lapso" (chamemos-lhe assim).

Este episódio é, por isso, apenas mais um entre tantos.

Aqui fica a foto em questão, tirada numa fria noite do ano 2000 e que retrata a fascinante Igreja Matriz de Aldeia de Joanes:



Sr Sarmento, é assim que se faz:

Foto de Morais Sarmento retirada e adaptada de http://sic.aeiou.pt

Foto da Igreja Matriz de Aldeia de Joanes tirada por mim, por isso o site de onde foi retirada não interessa para nada pois dei a mim próprio a autorização para o seu uso e, se necessário, por escrito.

Comentários