Desporto?


No Fundão, o último fim-de-semana ficou marcado pela realização do Rally "Cereja do Fundão", evento que, de acordo com a organização, terá alcançado plenamente os objectivos atingidos.

Pessoalmente esta iniciativa passou-me ao lado, até porque o Sábado foi passado noutras paragens (que partilharei com os leitores no próximo artigo). Contudo, tenho de confessar que, a classificação deste tipo de competição como Desporto, me faz profunda confusão.

Basicamente, uma prova automóvel consiste no gasto indiscriminado de combustível com consequente libertação de gases nocivos numa já maltratada atmosfera, por acelerações desenfreadas em percursos que passam por zonas urbanas ou zonas rurais/florestais e com um efeito de perturbação que atinge desde os nervos dos habitantes até ao normal equilíbrio da fauna e flora.

Tudo isto para quê? Para se chegar ao fim e dizer que, graças a uma amálgama de componentes adquirida numa loja de peças automóveis e cuidadosamente montados por uma certa ordem, o vencedor, uma pessoa devidamente habilitada a manobrar um volante, uma alavanca e 3 pedais enquanto está sentada, conseguiu chegar ao final antes dos outros.

Sei que muitos vão achar isto ultrajante mas, especialmente a esses eu pergunto: porque é que as provas automóveis são consideradas desporto?

Comentários